Nesta terça-feira (21), a Fitur apresentou as iniciativas vencedoras do 30º Prêmio Fitur de Ecoturismo/Turismo de Aventura. O objetivo é homenagear empresas e profissionais que desenvolvem produtos turísticos inovadores, promovendo experiências alinhadas com os princípios de sustentabilidade que marcam o futuro do setor. Ao todo, mais de 60 propostas foram submetidas nas categorias nacional e internacional.
Durante o processo de avaliação, o júri avaliou características como a novidade e inovação do produto, sua contribuição para o desenvolvimento do Turismo sustentável em seus aspectos econômico, ambiental e social, e a qualidade de sua imagem e elementos de marketing.
Os vencedores receberão um diploma de credenciamento em seu estande na Fitur 2025, que acontecerá de 22 a 26 de janeiro na IFEMA MADRID.
Confira os vencedores:
Nacional
‘España en Floración’ (Espanha em Floração) da Soluciones Agromarketing, é um produto de agroturismo que transforma flores sazonais em um produto turístico atraente, sustentável e diferenciado. A proposta desenvolve e coordena experiências de floração em toda a Espanha, integrando atividades culturais, gastronômicas e de aventura em algumas das paisagens mais pitorescas do país, através da criação de uma rede de atores, treinamento e ferramentas tecnológicas para atrair fluxos de visitantes nacionais e internacionais. Mais informações: www.floracion.es
‘Educabike: Pedalea y descubre’ (Educabike: Pedale e Descubra) A proposta da Esport Actiu aproxima o público de um projeto de ecoturismo voltado para centros de ensino. O produto oferece tours guiados de bicicleta por alguns dos ambientes naturais da Comunidade Valenciana, todos eles adaptados a diferentes grupos de estudantes e focados na igualdade e inclusão. Essas rotas exploram locais de valor ecológico e mergulham os participantes em uma experiência turística/educacional. Mais informações: www.educabike.com
Internacional
‘TUI Forest Kenya’. O projeto da TUI combina reflorestamento e desenvolvimento comunitário para preservar e restaurar 242.812 m² no Santuário de Vida Selvagem de Taita Hills, no coração do Parque Nacional Tsavo. A iniciativa inclui o plantio de 40 mil árvores nativas e o treinamento de comunidades locais em viveiros de árvores, manejo florestal e conservação. Também integra experiências de Turismo baseadas na natureza, convidando os visitantes a participarem do reflorestamento e a deixar uma “pegada verde” por meio de atividades como o plantio de árvores durante seus safáris. A proposta também promove a educação ambiental com a participação de comunidades e escolas locais. Mais informações: www.plantatree.taitahillswildlifesanctyari.com
‘Cartagena de Indias, nueva apuesta del producto: (Cartagena das Índias, uma nova iniciativa de produto: Turismo religioso). A The Cartagena de Indias Tourism Corporation apresenta a “Agenda da Cidade 2024”, que busca promover experiências baseadas em valores espirituais, culturais e familiares. Desenvolvido em conjunto com a Arquidiocese de Cartagena, COTELCO, ASOTELCA e ANATO, este projeto inclui mais de 10 atividades destacadas, como a ‘confessionathon’, a corrida ‘Corra pela sua fé’, a comemoração da Virgem del Carmen (padroeira dos marinheiros), o acendimento das luzes que adornam a Virgem da Baía e o concerto ‘Música da Fé’, todos eles destinados a promover o Turismo com uma abordagem sustentável e comunitária. Mais informações: www.facebook.com/sienteoaxaca