Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Esportes
  • João Fonseca terá ‘maratona obrigatória’ em 2026 com direito a bônus especial; veja os detalhes

João Fonseca terá ‘maratona obrigatória’ em 2026 com direito a bônus especial; veja os detalhes

O incrível crescimento de João Fonseca, que terminará 2025 no top 30 do ranking da ATP, já causará mudanças significativas na carreira do brasileiro no ano que vem.

Como manda o regulamento da Associação dos Tenistas Profissionais, o carioca agora será um commitment player, fazendo parte de um grupo “especial” de jogadores que terão que participar de uma quantidade obrigatória de torneios durante o ano calendário – mas também com vantajosos bônus para isso.

Segundo as regras, Fonseca terá que participar de pelo menos 13 competições em 2026, sendo ao menos oito dos nove Masters 1000 da temporada – a exceção é o Masters 1000 de Monte Carlo, em abril.

Além disso, João terá que estar em um mínimo de cinco torneios ATP 500, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente jogado depois do US Open, último Grand Slam do calendário da ATP.

Se não atender os requisitos, o brasileiro é punido com multas e até perda de pontos no ranking mundial, a não ser que apresente justificativas plausíveis, como atestados médicos.

Já em relação aos bônus, João terá a oportunidade de participar do “pacote” de US$ 21 milhões (R$ 111 milhões) que será distribuído como premiação extra aos tenistas do top 30 mundial, de acordo com a pontuação conquistada por cada um em torneios Mastes 1000.

Vale lembrar que, em 2025, Fonseca jogou três ATP 500 (Basileia, no qual foi campeão, além de Rio de Janeiro e Halle) e seis Masters 1000 (Paris, Cincinatti, Toronto, Roma, Madri, Miami e Indian Wells), números que ficaram abaixo da exigência para os commitment players.

Justamente por isso, o planejamento para o ano que vem terá que ser diferente, com uma “maratona” maior de partidas e menos momentos de descanso.

A “largada” para o carioca em 2026 será no o ATP 250 de Adelaide, na Austrália, marcado para acontecer entre 6 e 11 de janeiro do ano que vem.

O torneio servirá como preparação de Fonseca principalmente para o Australian Open, que terá início a partir de 12 de janeiro.

Vale lembrar que João já tem participação confirmada em 2026 também no Rio Open, torneio de nível ATP 500 que acontecerá entre 14 a 22 de fevereiro.

O brasileiro fechou 2025 em alta, chegando ao 24º do ranking da ATP com os resultados recentes.

Sua posição ainda pode variar até o final do ano, mas é assegurado que o carioca fechará a temporada ao menos no top 30.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governo divulga calendário de pagamento dos servidores do Poder Executivo dos meses de novembro e dezembro – RO Acontece

O Governo de Sergipe divulgou nesta quinta-feira, 13, o calendário de pagamento dos servidores do…

Governo de Sergipe promove projeto ‘Elas nas Finanças’ para mulheres de São Cristóvão – RO Acontece

A obra integra o maior programa de pavimentação da história do município, com 55 ruas…

Granter vence o “Pitch da Web Summit 2025”

Na foto: Bernardo Seixas, CEO da Granter, vencedor da final de PITCH, no encerramento da…