Os aeroportos do Brasil receberam mais de 10,4 milhões de passageiros em outubro deste ano, de acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desta quarta (20). A movimentação representa alta de 7,8% em comparação ao mesmo período de 2023.
No acumulado do ano, o setor aéreo já soma 97,5 milhões de turistas transportados no mercado doméstico e internacional.
Em outubro, mais de 8,3 milhões de passageiros realizaram voos nacionais, alta de 6,5% no comparativo com o ano passado.
Segundo o ministério, a demanda por passageiro apresentou alta de 11,3% frente ao resultado obtido há um ano. A oferta de assentos também teve expansão de 9,6% em outubro deste ano.
O uso do modal em voos internacionais também teve alta. A movimentação de pessoas em voos para o exterior foi de 2,1 milhões de passageiros, alta de 11% na comparação com outubro de 2023.
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que o resultado é fruto do aquecimento no turismo nacional e internacional para o recorde pelo segundo mês consecutivo no transporte aéreo.
O transporte de carga no setor aéreo também acompanha a expansão observada na movimentação de passageiros.
Em outubro, foram embarcadas 44,2 mil toneladas no mercado doméstico (+14,8%), maior volume de carga transportada desde 2015, de acordo com a Anac.
Já a movimentação de cargas para o exterior teve volume maior, a 82,7 mil toneladas (+18,3%).
Brasileiros fizeram 21,1 milhões de viagens em 2023, diz IBGE