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Agentes de Mercado conectam pequenos negócios a novos compradores | ASN Nacional

Com apoio de Agentes de Mercado, pequenos negócios de norte a sul do país estão conseguindo alcançar novos compradores para seus produtos e serviços. A iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que atua com dois objetivos principais. O primeiro é ajudar micro e pequenas empresas (MPE) a se qualificarem diante do seu mercado de atuação. A segunda é aproximar essas empresas de potenciais compradores prospectados.

O analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Ludovico da Riva, explica que o programa é voltado para empresas que atuam no mercado B2B (empresa para empresa). O acompanhamento é feito subsidiado pelo Sebrae, que auxilia o empreendedor durante toda a jornada de aceleração de expansão comercial. Para isso, são realizadas etapas virtuais, presenciais e coletivas.

Na parte consultiva a ideia é que o empreendedor se prepare. Saiba fazer um pitch de vendas, tenha um portifólio mais elaborado, entenda a concorrência e saiba precificar.

Ludovico da Riva, analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.

Da Riva destaca que o programa possibilita que o pequeno negócio tenha condições de participar de encontros de negócios de forma mais assertiva. “O ideal é que ele realize vendas recorrentes com um contrato de vendas que atenda às expectativas de preço e à capacidade de entrega do pequeno negócio”, esclarece.

Mais segurança para vender

Ptodutos integrais da Di Granus. Foto: divulgação.

O programa Move + Agentes de Mercado já alcançou só no último ciclo, mais de 2,8 mil MPEs no país, e este número não para de aumentar. Em média, o aumento de faturamento das empresas após o atendimento foi de 26,5%. Um dos pequenos negócios atendidos é a Di Granus Produtos Integrais, que existe desde 2019 em Santa Rosa (RS), com foco na gastronomia funcional e natural.

Com apoio do Agente de Mercado, a marca desenvolveu uma nova embalagem para um petisco e lançou novos produtos, a partir da demanda de um comprador prospectado durante o programa.

Segundo a empreendedora Márcia Alberti, dona da Di Granus Produtos Integrais, as vendas aumentaram em torno de 50%. “Com o Move +, nós conseguimos alavancar nosso negócio. Foi fantástico”, comemora. “Os resultados foram bem significativos. As vendas de um dos nossos petiscos têm muito mais aceitação depois da nova embalagem. A primeira coisa que falam é que é linda”, exemplifica Márcia.

Ela conta que agora se sente mais segura para fazer as negociações. “Eu tinha muito medo de ser invasiva e era meu principal desafio. O programa faz essa aproximação e isso me ajudou muito. Hoje eu consigo apresentar meus produtos em qualquer loja”, ressalta.

Apoio para recomeçar

Produtos da Arte Croc Snack. Foto: divulgação.

Em Vitória da Conquista (BA), os chips de banana da terra da marca Arte Croc Snack Saudáveis conseguiram novos clientes após atendimento do Agente de Mercado. Iniciado em 2016, o pequeno negócio começou dentro da Ceasa com a venda do produto a granel. Após as dificuldades enfrentadas na pandemia, a empresa decidiu investir no varejo.

“Foi um aprendizado muito grande com o Sebrae. Atuar no varejo é totalmente diferente. Tivemos apoio para desenvolver nossa marca e embalagens. Também aprendi a fazer a precificação, que é muito importante. Quando vendíamos a granel, o nosso produto tinha pouco valor”, reitera Karla Evely Oliveira, dona do negócio.

Segundo ela, o Agente de Mercado fez a prospecção de clientes, como supermercados, para apresentação dos produtos. “Nós tivemos a oportunidade de participar de grandes feiras no nosso estado e contactar novos clientes na nossa cidade e em Salvador”, destaca. A marca também tem clientes em Goiás e São Paulo.

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