11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • Alese reconhece importância das catadoras de mangaba para Sergipe – Folha de Sergipe

Alese reconhece importância das catadoras de mangaba para Sergipe – Folha de Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe valorizou a importância das catadoras de mangaba para a cultura do estado. A Lei Nº. 9.545, de 1º de outubro de 2024, reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação das Catadoras de Mangaba do Povoado Manoel Dias do Município de Estância (Ascamade).

De autoria do deputado Kaká Santos, a Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-SE). Na propositura, o parlamentar lembrou a importância destas trabalhadoras para o desenvolvimento de Sergipe.

“A Associação das Catadoras de Mangaba do Povoado Manoel Dias do Município de Estância delineia suas metas e propósitos com o intuito de fortalecer ainda mais os laços com a comunidade local. Suas finalidades abrangem diversos aspectos, espelhando um compromisso abrangente com o desenvolvimento econômico, financeiro e social da região, alinhado à conservação e preservação ambiental. Com o objetivo primordial de fortalecer o grupo e aprimorar as relações entre entidades congêneres, a Ascamade se destaca ao proporcionar determinação, união, organização e fortalecimento coletivo”, afirmou.

Além da importância para a economia do estado, a mangaba representa um símbolo da sergipanidade. As catadoras procuram incentivar a multiplicação dos conhecimentos adquiridos e o aumento da capacidade de produção e comercialização dos produtos da mangaba.

“A promoção de capacitação social, ambiental, tecnológica e empreendedora é uma prioridade, sendo realizada por meio de acordos e convênios com instituições e entidades afins. A associação trabalha incansavelmente para facilitar o acesso dos catadores a financiamentos, buscando incentivos que promovam a geração de renda e ocupação da mão-de-obra. Além disso, a associação cria um ambiente de cooperação e solidariedade entre os moradores, reforçando os laços comunitários e estabelecendo uma rede de apoio que aumenta a resiliência da população diante dos desafios socioeconômicos”, acrescentou o deputado.

Com a fruta é possível obter diversas receitas de doces já tradicionais pelo estado, como trufa, bala, licor, geleia, mousse, bolo, biscoito e mangaba desidratada. Sergipe é um dos maiores produtores com colheita de 350 toneladas no ano de 2023, segundo dados da Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto: Unit

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…