Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • APÓS QUEDA DE ÁRVORES, PMA REÚNE TÉCNICOS E PLANEJA MELHORIAS NO CANAL DA AVENIDA FRANCISCO MOREIRA – FaxAju

APÓS QUEDA DE ÁRVORES, PMA REÚNE TÉCNICOS E PLANEJA MELHORIAS NO CANAL DA AVENIDA FRANCISCO MOREIRA – FaxAju

Depois da queda de três árvores em curto intervalo de tempo, a Prefeitura de Aracaju reuniu, na última quinta-feira, 3, uma equipe técnica formada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal da Família da Assistência Social (Semfas) e Secretaria da Comunicação (Secom).

O encontro, coordenado pelo Núcleo de Planejamento Estratégico da gestão, teve como objetivo definir um cronograma de ações para resolver um problema que se arrasta há anos e que agora se tornou urgente.

De acordo com laudo técnico da Sema, elaborado após vistoria conjunta com a Defesa Civil, foi constatado que 44 árvores localizadas no canteiro central da Avenida Francisco Moreira, entre as ruas Abigail Ferreira de Araújo Ramos e Nestor Sampaio, no bairro Luzia, apresentam risco de queda. As árvores, em sua maioria exóticas e de grande porte, foram plantadas em um canteiro muito estreito (com largura entre 0,50 m e 1 m), o que comprometeu a estrutura do canal de drenagem, afetou as paredes laterais e deixou as raízes expostas. Parte delas apresenta infestação de parasitas e algumas já estão inclinadas ou com raízes danificadas, aumentando o risco de acidentes.

Como medida imediata, nesta segunda-feira, 7, a Emsurb vai iniciar a poda das árvores para evitar problemas no fornecimento de energia elétrica e reduzir riscos à população.

A supressão definitiva das árvores só ocorrerá após diálogo com os moradores, que serão convidados a participar das discussões e acompanhar todas as etapas.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, reforça a importância do cuidado técnico e do diálogo com a comunidade. “Sabemos que as árvores são fundamentais para o bem-estar e o clima urbano, mas neste caso a prioridade é proteger vidas. Estamos trabalhando com total responsabilidade técnica e só iremos avançar com a retirada das árvores após conversar com os moradores, explicar cada passo e ouvir as sugestões da comunidade”, destaca.

Além de garantir a segurança, a Prefeitura também vai recuperar as paredes do canal e executar um projeto de revitalização elaborado pela Emurb, que prevê melhorias na drenagem, paisagismo e requalificação urbana, transformando a área em um espaço mais seguro e agradável.

Como compensação ambiental, a Prefeitura irá plantar 88 mudas nativas no bairro Luzia, garantindo a manutenção das novas árvores por pelo menos dois anos.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em proteger vidas, recuperar áreas urbanas e promover um ambiente mais sustentável.

Foto: Karla Tavares/Secom PMA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Startup de Teresina recebe apoio do Sebrae e conquista crescimento de 1.400% em um ano | ASN Nacional

Em menos de um ano, a empresária Aléxia Luz, CEO da startup Exhibida Beauty, viu…

Iguá Sergipe informa alteração no trânsito da Av. Anísio Azevedo para execução de obra

Atenção condutores que transitam pela Av. Anísio Azevedo, bairro 13 de Julho. A Iguá Sergipe…

Mbappé e mais: como presidentes de PSG e Real Madrid ‘racharam’

Nesta quarta-feira (9), no Metlife Stadium, em East Rutherford (EUA), PSG e Real Madrid disputam…