O aplicativo Prevenção de Desastres, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), superou a marca de 2 mil downloads desde o lançamento em maio deste ano.
A ferramenta já mapeou áreas de risco em mais de 1,7 mil municípios brasileiros, oferecendo informações e alertas sobre inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos naturais.
O app permite que os usuários consultem dados sobre locais específicos, como número de edificações e pessoas em áreas de risco. Além disso, há a possibilidade de monitorar a própria localização ou selecionar áreas de interesse diretamente na interface do sistema.
Um dos diferenciais do serviço é a funcionalidade que permite aos usuários contribuírem com o mapeamento de risco. A população pode cadastrar ocorrências de desastres, como inundações ou deslizamentos, enviando fotos, vídeos e descrições detalhadas dos eventos.
Inicialmente disponível apenas para dispositivos Android, o aplicativo agora pode ser baixado também em dispositivos com sistema iOS (Apple), ampliando o acesso a um público maior.
*Com informações da Agência Brasil