Atlético-MG e Botafogo fazem a grande final da CONMEBOL Libertadores no próximo sábado (30), às 17h (de Brasília), em Buenos Aires, na Argentina. A partida – que terá transmissão do Disney+, com tudo do pré-jogo a partir de 15h (de Brasília) direto do Monumental de Núñez – marcará a sexta final 100% brasileira do torneio de maior prestígio do continente.
Em tempos de disparidade financeira entre o Brasil e demais países do continente, pode até soar comum uma nova decisão entre times do país. De fato, desde 2005, quando São Paulo e Athletico-PR decidiram o título em duas partidas, apenas a Argentina teve uma final com dois clubes seus (em 2018, quando o River Plate superou o Boca Juniors).
Nas cinco decisões brasileiras da história, somente uma – justamente a primeira – teve uma diferença por mais de dois gols. O placar acirrado é quase sempre presente nas finais entre equipes do país que buscam a Glória Eterna. Relembre abaixo como foram as demais finais:
Athletico-PR x São Paulo (2005)
Athletico-PR e São Paulo fizeram a primeira final brasileira da história da Libertadores. No Beira-Rio, devido à falta de capacidade da Arena da Baixada, casa do Furacão, para uma decisão, os times ficaram no 1 a 1, com gols de Aloísio para os “donos da casa” e Durval (contra) para o Tricolor Paulista.
Na volta, uma noite histórica no Morumbi. O São Paulo fez 4 a 0 e levou a taça da Libertadores pela terceira vez em sua história. Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli foram os autores dos gols que ficariam marcados para sempre na memória da torcida, que meses mais tarde veria o mesmo elenco vencer o Liverpool na final do Mundial de Clubes e levantar a taça em Yokohama, no Japão.
São Paulo x Internacional (2006)
Morumbi e Beira-Rio voltaram a receber uma decisão de Libertadores no ano seguinte, em 2006. Dessa vez, o São Paulo foi o mandante no jogo de ida, contra o Internacional. Rafael Sóbis brilhou com dois gols e deu a vitória ao Colorado fora de casa por 2 a 1 – Edcarlos foi quem descontou para o time de Muricy Ramalho.
Na volta, em Porto Alegre, Fernandão e Tinga fizeram os gols do Inter. Já o São Paulo contou com Fabão e Lenílson para colocar o 2 a 2 no placar, suficiente para dar o primeiro título de Libertadores ao time gaúcho, que chegaria posteriormente ao topo do mundo ao vencer o Barcelona na final do Mundial.
Palmeiras x Santos (2020)
A primeira final única entre brasileiros aconteceu entre Palmeiras e Santos, em meio à pandemia da COVID-19. Devido à crise mundial, a decisão teve que ser disputada em janeiro 2021, no Rio de Janeiro, no Maracanã, e com carga de ingressos limitada.
Após 90 minutos acirrados, Breno Lopes aproveitou cruzamento e marcou o gol do título palmeirense no apagar das luzes, já no 9º minuto de acréscimo. O Alviverde assim superou o rival para alcançar a Glória Eterna pela segunda vez em sua história, a primeira sob o comando de Abel Ferreira.
Palmeiras x Flamengo (2021)
Palmeiras e Flamengo se enfrentaram em uma final que muitos diziam ser a “maior de todos os tempos”, visto a rivalidade que os dois times construíram desde 2016 em território brasileiro. Após Raphael Veiga abrir o placar para o time de Abel Ferreira em Montevidéu, no Uruguai, Gabigol deixou tudo igual e fez os rubro-negros lembrarem um pouco de 2019.
Porém, na prorrogação, Deyverson aproveitou erro de Andreas Pereira e fez o gol do título do Palmeiras, que levantou sua terceira taça da Libertadores.
Flamengo x Athletico-PR (2022)
Após a frustração do ano anterior, o Flamengo de Dorival Júnior chegou a mais uma final de Libertadores, dessa vez com o Athletico-PR. Gabigol, mais uma vez, fez o gol que frustrou os curitibanos presentes em Guayaquil, no Equador, e deu o terceiro título de Libertadores ao rubro-negro do Rio.
A taça consagrou trabalho de Dorival, que já havia vencido a Copa do Brasil dias antes, mas não foi o suficiente para que o técnico permanecesse no cargo para o ano seguinte. No Mundial, o Flamengo sequer teve a chance de disputar a final contra o Real Madrid e parou na semifinal, contra o Al Hilal.
Agora resta saber o que acontecerá em mais uma final de Libertadores, dessa vez entre dois alvinegros. De um lado, o Atlético-MG busca o bicampeonato 11 anos depois de erguer a taça em 2013. De outro, o Botafogo quer entrar para história, em sua primeira decisão, para se tornar o 12º time diferente do Brasil a ser campeão da América.
Onde assistir a Atlético-MG x Botafogo?
Atlético-MG x Botafogo pela grande final da Libertadores terá transmissão ao vivo do Disney+ a partir das 17h (de Brasília).