A PMSE assegurou o policiamento preventivo em mais de 170 eventos, proporcionando o cenário ideal para o fomento das tradições culturais e do turismo
Com uma atuação destacada em todo o estado, a Polícia Militar de Sergipe proporcionou a segurança e a tranquilidade durante os mais de 30 dias de festejos juninos em 2025, um período que registrou um aumento considerável no número de eventos e público. A visibilidade dos policiais militares nas ruas, praças e arenas transmitiu uma sensação de segurança à população, inibindo a ação de infratores e contribuindo para um ambiente festivo e pacífico, cenário ideal para o fomento das tradições culturais e do turismo.
O trabalho da Polícia Militar foi alinhado às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública, possibilitando uma atuação integrada com os demais órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
Ao todo, foram cobertos 21 eventos de grande porte na Região da Grande Aracaju e 118 eventos nos demais municípios do interior do estado. As principais festividades na capital incluíram o Arraiá do Povo e Forró Caju, além do Forró Siri em Nossa Senhora do Socorro e o Barraiá na Barra dos Coqueiros. No interior, a PMSE marcou presença nos festejos de Itabaiana, Lagarto, Estância, Areia Branca, Capela, Neópolis, Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Moita Bonita, Frei Paulo, Itabaianinha, Umbaúba, Cristinápolis, Itaporanga D’Ajuda e Rosário do Catete, entre outros.
Festejos na Grande Aracaju

Um dos destaques da operação foi a notável queda no quantitativo geral de ocorrências. Em 2024, foram registradas 72 ocorrências, enquanto em 2025 esse número caiu para 50. Essa redução absoluta de 22 ocorrências representa uma diminuição percentual de 30,5%. “A redução registrada no número total de ocorrências reforça a efetividade do planejamento estratégico adotado pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e demonstra o amadurecimento das ações preventivas implementadas em 2025”, destaca o tenente Veiga, oficial responsável pela análise estatística do CPMC.
Um diferencial estratégico de 2025 foi o emprego de estruturas de policiamento calibradas conforme os níveis de complexidade definidos para cada um dos 30 dias do “Arraiá do Povo”. Essa metodologia, já adotada com êxito em eventos futebolísticos, possibilitou ajustar com precisão o volume de recursos humanos e logísticos a cada data, levando em conta variáveis como expectativa de público e histórico de ocorrências. O resultado foi um “modelo dinâmico, inteligente e eficaz de distribuição de efetivo, que evitou desperdícios, otimizou a ocupação do teatro de operações e assegurou maior capacidade de resposta diante de eventualidades”, concluiu o tenente Veiga.
Festas juninas no interior do estado

Um relatório comparativo de ocorrências durante os festejos juninos de 2024 e 2025, na área de responsabilidade do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), revelou que o perfil das ocorrências em 2025 aponta para uma Polícia Militar mais presente e atuante, com foco em manter a ordem e a tranquilidade.
O tenente-coronel Emerson Souza, subcomandante do CPMI, destaca que durante todo o mês de junho, nenhum homicídio foi registrado ligado às festividades juninas no estado, o que reforça o bom controle das forças de segurança durante o período. Houve, inclusive, uma redução em ocorrências como porte ilegal de arma de fogo (de 2 para 0), que foram registradas em 2024 mas não em 2025.
A Polícia Militar de Sergipe reitera seu compromisso com a segurança da população, planejando continuamente suas ações para garantir que eventos de grande porte continuem a ser momentos de celebração e alegria para todos os sergipanos e visitantes.