Uma aeronave de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, a principal via de Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22), por volta das 09h, próximo à loja de chocolates Prawer. Segundo informações preliminares, 10 pessoas estavam no avião. O governador Eduardo Leite já informou que não há sobreviventes.
Veja o vídeo abaixo que mostra o momento da explosão
Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado, o capitão Bastos, a aeronave bateu contra a chaminé de um prédio, acertou uma casa e caiu sobre uma loja de móveis. Os detritos da aeronave ainda atingiram uma pousada, na qual duas pessoas foram resgatadas sem ferimentos. A brigada militar segue isolando o local.
A Defesa Civil do Estado já confirmou 09 mortes. Outras 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade com alguns ferimentos ou por terem inalado fumaça do incêndio. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a área foi isolada e o trânsito de Gramado para Canela está totalmente intertidada no. momento.
Já a aeronave de pequeno porte era do modelo Piper PA-42 Cheyenne e tinha decolado do aeroclube de Canela (RS) com direção a Jundiaí (SP). Segundo informações preliminares, por ter caído logo depois da decolagem, o avião tinha uma grande quantidade de combustível, o que explica a explosão logo após a queda.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já está a caminho de Gramado e afirmou que a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos.
“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
A loja de móveis atingida pela aeronave é a “Boutique de Móvel Design”, que já se manifestou nas redes sociais. De acordo com a direção da loja, “não havia nenhum funcionário no. momento. Estão todos bem, apesar do enorme susto. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares das vítimas envolvidas nesta tragédia”.