Durante o evento “Barcelona 2025, o Turismo que queremos”, promovido pelo Grupo Expedia, a Mabrian – plataforma global de inteligência de viagens – apontou três chaves para incrementar as chegadas no segmento de Turismo de alto impacto:
- Aproveitar a crescente demanda dos mercados de longa distância
- Promover a cultura e oferta gastronómica como motor turístico
- Proteger a percepção do destino.
Conforme a empresa, os mercados de longa distância estão surgindo como uma oportunidade para impulsionar a demanda turística de alto impacto para Barcelona e há três tendências entre os mercados emissores que o destino deve acompanhar e gerir:
- Recuperação da procura asiática
- Variabilidade do mercado norte-americano
- Crescimento da procura e da conectividade do Oriente Médio.
A diretora da área de Insights & Tourism Advisory da Mabrian, Sonia Huerta, afirmou que os destinos precisam “ser mais seletivo na priorização de mercados e segmentos”, tarefa em que a inteligência e a tecnologia desempenham um papel crucial para ajudar a refinar os critérios de aposta em mercados de longa distância que, por exemplo, têm maior índice de gastos no destino em relação à pegada de carbono gerada.
Capacidade aérea
As previsões da Mabrian sobre Barcelona para os próximos seis meses mostram que o destino concentra 3,5% da demanda inspiradora para a Europa, que há um maior planejamento antecipado por parte dos viajantes e que a intenção de viagem está crescendo a partir do Canadá e Emirados Árabes.
Nos últimos 12 meses, mais de 31,2 milhões de assentos aéreos conectaram aeroportos nacionais e internacionais a Barcelona (+12,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior) e, para o próximo semestre, a capital catalã terá 14,8 milhões de assentos disponíveis, +5,5% em comparação com o mesmo semestre do ano anterior, graças ao aumento de assentos aéreos esperados entre fevereiro e março de 2025.
“Os assentos aéreos para Barcelona aumentarão de todos os principais mercados europeus próximos, exceto a Holanda, que está diminuindo ligeiramente; no entanto, as previsões dos mercados de longa distância são impressionantes”, explica Sonia.
Assim, exceto os Estados Unidos (-1,6%), os principais mercados de longa distância estão aumentando sua disponibilidade de assentos para Barcelona, como os Emirados Árabes Unidos (+9,5%), Canadá (+39%), Catar (+9,4%), China (83,5%) e Arábia Saudita (+29%) e, além disso, Cingapura e Hong Kong têm novas rotas programadas para o período analisado.
Destino cultural e diverso
A análise dos drivers de demanda dos últimos 12 meses elaborada pela Mabrian para este evento mostra que a cultura (38,4%) e a gastronomia (12,6%) são as principais motivações para visitar Barcelona.
Nos próximos seis meses, espera-se um aumento médio de +9% nas tarifas dos hotéis de Barcelona – 3,4 pontos percentuais a mais que a média espanhola – impulsionado principalmente por hotéis 4 estrelas. Além disso, a satisfação do viajante com a oferta hoteleira é consistente e bastante uniforme entre as categorias de 3, 4 e 5 estrelas.
“As tarifas médias dos hotéis 5 estrelas continuam abaixo das dos seus concorrentes em outros destinos europeus, e é aconselhável rever as estratégias de preços para manter a competitividade alinhando os preços de mercado”, sugere a diretora de Insights & Tourism Advisory da Mabrian, que também lembrou que os hotéis representam quase 57% da demanda por acomodações turísticas em Barcelona, contra os 43% restantes, que se dividem em albergues e categorias similares, e apartamentos turísticos.