11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasília entra hoje na segunda maior seca da história, com 148 dias sem chuvas

A Cidade de Brasília entrou na segunda maior seca da história nesta quarta-feira (18/09) ao completar 148 dias sem chuvas. A estiagem prolongada ultrapassou a de 2004, quando a capital ficou 147 dias sem qualquer precipitação. A seca mais longa da história de Brasília se deu em 1963, quando a cidade ficou 163 dias sem chuvas. Brasília está, portanto, a apenas 15 dias de superar a maior estiagem da história.

Foto: Divulgação

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão atual é de que as chuvas voltem a partir do dia 25 deste mês, mas as condições meteorológicas ainda podem mudar, diminuindo ou prolongando a seca. O Distrito Federal já opera há vários dias sob alerta laranja de baixa umidade do Inmet. O índice varia entre 20% e 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e o risco à saúde, em razão do ressecamento da pele e das mucosas dos olhos, do nariz e da boca.

Continua depois da Publicidade

Na segunda-feira (16/09), a capital federal bateu outro recorde: atingiu a maior temperatura registrada no ano, com 33,2 °C. A situação climática da cidade foi agravada em razão do grande incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília no último domingo (15). Segundo o ICMbio, cerca de 2 mil hectares foram destruídos. As autoridades afirmam que as condições climáticas favorecem o alastramento da queimada, mas que a hipótese principal é de que ele tenha sido criminoso.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…