ESQUEL, CHUBUT (ARGENTINA) – Começou oficialmente a Convenção Braztoa, em uma edição especial, que celebra os 35 anos da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. As expectativas não poderiam ser melhores, especialmente por acontecer em um destino ainda novo para o mercado brasileiro: a província de Chubut.
“Esperamos conhecer um destino autêntico e vendável no Brasil, sendo uma nova opção dentro da Argentina. Quando fazemos a Convenção, é um momento de promover também troca entre os associados, e os destinos anfitriões acabam sendo mais vendidos nas operadoras associadas”
Fabiano Camargo, presidente da Braztoa
A escolha pela Argentina também passa pela parceria do país com a Braztoa, sendo um dos primeiros destinos associados, e em dose dupla, já que Buenos Aires também é associado parceiro da associação. “Eles sempre embarcam com a gente, seja com operadores diretamente, seja com a Braztoa”, disse Fabiano.
“A Argentina é muito importante pra gente, é um dos parceiros mais estratégicos e é o destino número dois em vendas”
Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa
Coincidentemente ou não, a Convenção Braztoa aconteceu apenas duas vezes fora de terras brasileiras, e as duas vezes foram na Argentina. “Quando nos reunimos com a Argentina para falar da Convenção, eles toparam na hora. Isso já mostra o tamanho da nossa parceria”, disse Marina.
A Convenção que celebra os 35 anos da Braztoa mal começou, mas a próxima já está sendo trabalhada. O destino ainda é um segredo, mas já pode ser conhecido até o final do encontro, como adiantou Fabiano.
Esta Convenção conta com 50 participantes, mas Marina reforçou como os associados que não estão presentes querem saber mais sobre o destino.
“É importante ressaltar que muitos operadores que não puderam vir, até por conta da agenda de Abav Expo, FIT e eleições esse final de semana, também querem conhecer mais sobre Chubut, e faremos isso com uma série de ações pós-Convenção, com capacitações e rodadas de negócios”
Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa
Braztoa: um novo momento aos 35 anos
São 35 anos de história e as celebrações seguem ao longo do ano. Uma das iniciativas foi o rebranding da associação, que segundo Marina Figueiredo, mostra um novo momento da Braztoa: mais moderna e dinâmica.
Fabiano reforça que o rebranding faz parte de um movimento que já vem acontecendo dentro da Braztoa há alguns anos:
“Nós temos agora a primeira presidente executiva mulher, profissionalizando ainda mais a gestão. No Turismo, as mulheres são maioria, então é importante refletir isso. Também é legal ter empresas com diferentes tipos: aquelas focadas em grupos, focadas em cruzeiros, de pequeno porte ou grande porte. Queremos uma Braztoa mais representativa”, disse.
Um espaço pro Prêmio, outro pra Convenção
Em outras edições, o Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa acontecia durante a programação da Convenção. Este ano será diferente, já que a premiação acontecerá junto ao Festuris, em Gramado (RS).
A mudança aconteceu por dois motivos: com a Convenção sendo realizada em territórios internacionais, seria necessário desassociar o prêmio, já que este é nacional. Outro ponto foi a tragédia no Rio Grande do Sul. A Braztoa entendeu que seria um momento importante de levar o prêmio ao destino.
“Nós tivemos a decisão de mudar o Prêmio, e foi a decisão mais acertada, pois damos o destaque que ele merece, e isso faz também com que a Convenção seja um momento único”, apontou Fabiano.
A PANROTAS viaja a convite da Braztoa, com seguro viagem Universal Assistance