FORTALEZA – O Brazil Travel Market reuniu durante dois dias empresas de todo o Brasil, mas, principalmente, de fora do Nordeste para fortalecerem, e muitas vezes iniciarem, suas marcas na região e estreitar o relacionamento com os agentes de viagens locais. No evento deste ano, que chega em sua 13ª edição, não seria diferente.
A feira, que aconteceu entre quinta (24) e sexta-feira (25) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, contou com destinos, companhias aéreas, hotéis, operadoras, entre outros serviços, que trouxeram seus principais lançamentos e novidades e o Portal PANROTAS conversou com alguns deles para ficar por dentro de suas participações na feira.
Confira os destaques a seguir.
Campos do Jordão
O diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Rafael Marcandali, destacou a importância de eventos como a BTM para promover o destino. “A presença de Campos do Jordão nas principais feiras de Turismo é essencial para mostrarmos os diferenciais da cidade. Participar do Brazil Travel Market é uma oportunidade estratégica para fortalecer nosso papel no Turismo nacional e conectar com profissionais do setor, ampliando nossa visibilidade e nosso impacto”, afirma.
Disney Destinations
Disney Destinations participou pela primeira vez da BTM em Fortaleza em um formato inédito para a própria companhia: com uma série de capacitações para os agentes de viagens, em diferentes sessões ao longo dos dois dias do evento na capital do Ceará. Esta foi a primeira vez que a Disney participa de uma feira com um estande 100% focado em treinamento.
“Acreditamos que existe um potencial muito grande a ser explorado no mercado do Nordeste e de Fortaleza especificamente. E a capacitação é um dos pilares fundamentais dentro da nossa estratégia de distribuição. Vimos na BTM a oportunidade para estar em contato com o agente de viagens regional, ouvir feedback deles e capacitá-lo. O intuito é trazer conhecimento e novidades super frescas”, conta o gerente de Vendas da Disney Destinations para o Brasil, Alexander Haim.
Frt Operadora
Em um momento de expansão no Nordeste, a Frt Operadora, nascida no Sul do País, está reforçando suas bases na região. Natalia Andrade está dedicada ao Estado do Ceará, e destaca o avanço das agências parceiras no destino. “Este é um mercado maravilhoso e temos muito o que crescer no Ceará. Já temos algumas agências entrando na parceria com a gente e já realizamos ações para impulsionar nossa presença”, apontou. Uma dessas ações foi a primeira edição da Frt Run, que aconteceu em Fortaleza e foi uma forma de promover networking e estreitar laços com as agências.
Ricardo Rodrigues, gerente comercial para Norte e Nordeste, aponta que a BTM é um espaço importante para que a Frt se torne referência na região e esteja cada vez mais presente.
Gol e Air France-KLM
A Gol e a Air Francer-KLM aproveitaram a BTM 2024 para celebrar os dez anos de parceria — que acaba de ser renovada por mais dez — e as últimas novidades, como o anúncio das cinco frequências semanais da aérea francesa entre a capital do Ceará e Paris, feito no primeiro dia da feira.
“O intuito é celebrar a década de parceria, a renovação deste acordo, e também agradecer os agentes de viagens pelo trabalho em conjunto, pelas vendas. Também queremos reforçar o novo voo entre Salvador e Paris, com início na próxima segunda-feira [28] e o aumento na rota entre Fortaleza e a capital francesa”, disse o gerente de Trade/Lazer da Gol, Marcos Almeida, durante um jantar que reuniu agentes, operadores e consolidadores da região.
GTA
“Estamos na BTM desde o início, é uma feira que acreditamos muito. É onde recebemos agentes de viagens que às vezes não conseguimos receber em São Paulo. E uma das grandes vantagens deste evento é que eles vêm para prestigiar mesmo. O Norte ou Nordeste vem para cá para prestigiar. Acredito que a BTM vá crescer cada vez mais, pois está fazendo bem para o Turismo. Aqui fizemos algumas palestras, com capacidade máxima de participantes, então conseguimos perceber o interesse dos profissionais em aprender mais sobre seguro viagem. Neste ano, lançamos ainda novos planos, demos upgrade em alguns que já tínhamos, anunciamos a parceria com a Iza Seguradora, startup 100% digital, conseguimos acesso a mais salas vip. São boas notícias que compartilhamos com os agentes aqui do Nordeste”, conta o presidente da GTA, Celso Guelfi.
Hard Rock
“Nosso trabalho na BTM é muito diferente do que fazemos no resto do Brasil. No Nordeste, não divulgamos praia ou o destino dos hotéis em si. A questão é o valor agregado, as experiências que podemos proporcionar aos hóspedes. Nas propriedades Hard Rock no Caribe destacamos o all inclusive, onde o cliente terá várias opções de restaurantes dentro de um único hotel, um serviço diferenciado, bebidas incluídas. Temos também a lua de mel cortesia e o casamento cortesia, cujo casal, ao reservar três noites, ganha a cerimônia, com diversos detalhes, sem pagar nada. É um gancho muito forte que gostamos de reforçar com os agentes. Os hotéis são pet friendly, tanto para gatos quanto cachorros. Então esses são diferenciais que destacamos por aqui. Na BTM, estamos para buscar mercado, para melhorar as vendas e levar clientes do Nordeste para o Caribe”, conta a diretora de Vendas para Brasil da RCD Hotels, Carla Cecchele.
Mato Grosso do Sul
Com um estande no Brazil Travel Market, o Mato Grosso do Sul participou também por meio da Rodada de Experiências das IGRs do Brasil, onde o interlocutor regional Leonardo Resende falou sobre ‘Parcerias e qualificação: fortalecendo o turismo regional através da IGR Campo Grande dos Ipês’, apresentando as ações desenvolvidas na região turística da capital.
“É a nossa segunda participação na BTM e estamos otimistas com os resultados. Há aproximadamente três ou quatro anos, começamos a nossa incursão no mercado nordestino por meio de diversas iniciativas e estamos confiantes de que conseguiremos conquistar uma fatia desse mercado. A estratégia do Fundtur-MS para a participação no evento incluiu um estande físico, onde destacamos os destinos de Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. Além disso, realizamos duas apresentações de 40 minutos cada, com o objetivo de capacitar, promover e divulgar e fortalecer as conexões entre profissionais do setor e os destinos de Mato Grosso do Sul”, contou o presidente da fundação via comunicado, Bruno Wendling, que não pode estar presente este ano.
PBTur
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, aponta que a participação na BTM é, principalmente, estratégica. “É uma ferramenta principalmente pelo caráter comercial. A BTM é uma garantia que a Paraíba terá não só divulgação como estímulo a vendas de pacotes para nossas regiões turísticas. Com a chegada do verão e o início das vendas para a alta temporada, é fundamental continuar a divulgar os atrativos turísticos do nosso Estado. Participar de feiras como a BTM nos permite alcançar novos agentes de viagens e criar oportunidades para que eles conheçam e promovam o Destino Paraíba”, destaca.
R11 Travel
A R11 Travel esteve na BTM reforçando seu material de Royal Caribbean e Celebrity Cruises, principalmente Azamara Cruises e Silversea Cruises, que, segundo o gerente geral da R11, Tody Navarro, são dois cruzeiros que o mercado nordestino conhece e vende bem. “Também viemos reforçar o portfólio e o nosso crescimento. São 12 companhias marítimas, com a entrada recente da MSC no produto internacional”, destacou.
O executivo avalia que a feira foi um sucesso, com muitos agentes de viagens do Brasil inteiro. “Um público muito interessado no produto, com um crescimento bom para a região”.
Trend
A Trend Viagens destacou a importância de Norte e Nordeste para a operadora ao estar presente na BTM 2024. A operadora possui 1,5 mil agências ativas na regional, segundo Bruno Heleno, diretor geral da Trend. “A ideia é sempre estar presente, junto com a equipe, e trazendo os principais parceiros conosco”, apontou.