Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Campanha ‘Junho Lilás’ fortalece necessidade do teste do pezinho

Campanha ‘Junho Lilás’ fortalece necessidade do teste do pezinho

Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) em 2024 a campanha “Junho Lilás” acontece com conforme a Lei nº 9.318/2024 e estabelece que o mês dedicado à conscientização sobre o Teste do Pezinho,  exame na detecção precoce de doenças raras em recém-nascidos. A autoria é do deputado Marcelo Sobral (União Brasil).

Entre os principais objetivos estão: Divulgar a importância da realização do Teste do Pezinho em recém nascidos para diagnóstico precoce de doenças raras, conforme Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN); divulgar nos meios de comunicação, material sobre o direito das crianças e o dever do poder público de realizar o teste do pezinho; informar as doenças que podem ser identificadas, a forma de coleta, os prazos para coleta e resultados, entre outros; informar os tipos de coleta na rede pública e na rede particular; contribuir para a qualidade de vida das pessoas, levando orientação em caso de diagnóstico positivo.

O deputado Marcelo Sobral

A campanha está inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, com o desenvolvimento de ações no mês de junho, incentivando o uso do cor lilás para a iluminação ou decoração da parte externa de prédios públicos ou privados.

O teste do pezinho é o exame que detecta seis tipo de doenças em recém-nascidos. Para que o teste tenha sucesso, é importante realizar a coleta no tempo ideal, que é do 3º ao 5º dia de vida do bebê. O exame pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde e em unidades de assistência materno-infantil. 

Entre as doenças que podem ser identificadas estão:  Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, a Fibrose Cística, a Hiperplasia Adrenal Congênita e a Deficiência de Biotinidase. 

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame feito a partir de algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê. Ele não costuma ser doloroso e consiste numa leve picada é feita no calcanhar do bebê, região é rica em vasos sanguíneos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Startup de Teresina recebe apoio do Sebrae e conquista crescimento de 1.400% em um ano | ASN Nacional

Em menos de um ano, a empresária Aléxia Luz, CEO da startup Exhibida Beauty, viu…

Iguá Sergipe informa alteração no trânsito da Av. Anísio Azevedo para execução de obra

Atenção condutores que transitam pela Av. Anísio Azevedo, bairro 13 de Julho. A Iguá Sergipe…