Nesta sexta-feira (6), a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Petrolina, entregou a obra prevista no contrato de concessão assinado com o Governo Federal, que contou com um investimento de R$ 56 milhões. A obra visa aumentar a segurança operacional e proporcionar melhor experiência aos passageiros.
Uma das grandes novidades é a nova sala de embarque, quase o dobro do tamanho do embarque antigo, com 1.185 metros quadrados, três portões de embarque e novo canal de inspeção para três equipamentos de raio-x. A quantidade de banheiros dobrou e ainda foi viabilizado um vestiário exclusivo para profissionais da aviação.
“O Aeroporto de Petrolina tem um papel importante na aviação regional brasileira e no desenvolvimento econômico e social do sertão nordestino. A partir de agora, a população e o setor produtivo da região passam a contar com um aeroporto maior, mais moderno e eficiente. Para nós, é uma felicidade imensa participarmos deste momento importante para o município, para o Estado e para o Nordeste”,
CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo
Outro ponto de mudança é a ampliação do número de posições de aeronave, que passa de cinco para sete. “Isso vai permitir mais operações de pouso e decolagem simultâneas no aeroporto, ampliando sua eficiência operacional”, explica o gerente de Engenharia da CCR Aeroportos, Rogério Guimarães.
Melhorias
- As intervenções contemplaram a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros
- Execução de instalações elétricas no TPS;
- Implantação de Estação de Tratamento de Esgoto;
- Ampliação da profundidade do pátio de aeronaves;
- Adequação da sinalização de pátio para 6 posições C;
- Implantação de PAPI (Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea) na cabeceira 31;
- Drenagem, iluminação e sinalização da PPD.
Crescimento na movimentação
O Aeroporto de Petrolina vem registrando um crescimento constante na movimentação de passageiros. No ano passado, recebeu quase 500 mil passageiros, representando um crescimento de mais de 21% em relação ao período antes da pandemia.
Somente no primeiro semestre de 2024, o terminal do sertão pernambucano registrou mais de 262 mil embarques e desembarques, aumentando quase 10%, em comparação com o mesmo período de 2023.