O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. E em virtude da campanha do Novembro Azul, o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destaca a recente implantação do serviço de ultrassonografia para o público masculino, que contempla ultrassonografia abdominal completa, próstata, testicular, renal, tireoide e outros serviços. A unidade é a primeira do Estado a fornecer esse tipo de exame eletivo para homens.
O Cadi é considerado referência para a saúde de Sergipe pela otimização de serviços de imagem como radiografia, tomografia computadorizada e consultas/exames em otorrinolaringologia. Os exames diagnósticos são fundamentais para a detecção precoce de doenças, permitindo intervenções rápidas e eficazes, bem como um tratamento ágil.
De acordo com a coordenadora do Cadi, Jullyana Barrozo, muitos problemas de saúde podem ser assintomáticos em seus estágios iniciais, e por isso a importância de exames para um diagnóstico precoce. “A realização de exames de rotina contribui significativamente para a prevenção e o diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido. Por isso, reforçamos os cuidados específicos ao público masculino, a fim de incentivar a saúde e a cultura do autocuidado”, destacou.
Entre os pacientes atendidos pela unidade está o aposentado José Bispo, 63 anos. Ele reforçou a importância de cuidar da sua saúde. “Vim fazer minha ultrassonografia de próstata e sei como é fundamental para o monitoramento de doenças e alterações que possam vir. Por isso, acho muito importante esse tipo de serviço que auxilia a população no diagnóstico precoce”, contou.
Serviços disponibilizados
Além da ultrassonografia voltada a este público, o Cadi também oferece serviços em otorrinolaringologia (biópsias, consultas, videolaringoscopia e videoendoscopia da deglutição), radiografia, tomografia e ressonância magnética, atendendo a população em geral e reforçando seu compromisso com a saúde.
Para atender a necessidade da população, a unidade está ampliando a oferta desses serviços, reduzindo o tempo de espera pelos municípios sergipanos. “Estamos planejando uma série de iniciativas com auxílio do Proredes para atender as necessidades de toda a população, a exemplo de novos equipamentos como ultrassonografia e ressonância magnética, além da realização de endoscopias e colonoscopias futuramente”, salientou a coordenadora Jullyana Barrozo.
Acesso
Para ter acesso aos serviços do Cadi, o usuário deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município munido de toda documentação (RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e solicitação médica). Desta forma, será procedida à solicitação do agendamento de consultas e exames.
Fonte: Governo de Sergipe