Com o fim do 1º turno das Eleições Municipais 2024 neste domingo, 6, as redes sociais e sites dos órgãos municipais que já elegeram prefeitos estão autorizados à reativação. Em Aracaju, devido ao avanço da disputa pelo 2º turno, os perfis seguem desativados até o dia 28 de outubro, segunda-feira pós-eleição.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a proibição de publicidade institucional nas redes sociais dos órgão municipais iniciou no dia 6 de julho, três meses antes do 1º turno, e é finalizada um dia após a eleição das prefeituras. Em Sergipe, todos os municípios exceto a capital podem reativar seus perfis.
Após nenhum candidato atingir o requerido, foi confirmada a disputa entre Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT) pela Prefeitura de Aracaju. Além de ser necessário que o candidato alcance mais de 50% dos votos, o 2º turno só pode ser realizado em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos.
Eleitorado sergipano
Com mais de 1,7 milhões de eleitores espalhados pelo estado de Sergipe, a capital é o único município que atende o número requerido. Segundo dados do TSE, Aracaju possui um total de 416.605 eleitores aptos.
Os maiores eleitorados de Sergipe são: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristovão, Estância e Barra dos Coqueiros.
por Carol Mundim e Verlane Estácio