O Nasa Space Apps Challenge Campina Grande 2024, o maior hackathon global do mundo, foi realizado em Campina Grande durante o sábado (5) e o domingo (6). O evento ocorreu no Garden Hotel e o Sebrae/PB foi uma das instituições do ecossistema que apoiou 50 desenvolvedores empreendedores com o perfil de startups.
A Nasa fez uma abertura de dados mundial para os participantes para entenderem os próximos eventos do Sol. De acordo com a agência, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar”, momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares. Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
O hackathon em Campina Grande teve participantes talentosos de diversas áreas da comunidade global apaixonada pelo Espaço sideral. Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, desde a sexta-feira os participantes foram recepcionados no Garden. “É um evento que a Nasa libera, em dois dias, o acesso à plataforma, o observatório de dados dela. E as pessoas que se inscreveram no evento podem acessar todas as informações possíveis dentro desse observatório. Lá, elas listam 20 desafios. O hackathon é um desses desafios”, explicou.
Segundo Ivana, foram dados os 20 desafios às equipes. “Nós fomos co-realizadores do evento e entramos com o intuito de fortalecer, fomentar o empreendedorismo e estar próximo aos jovens empreendedores e aos empreendedores. O Sebrae mostrou como eles podem se firmar nesse mercado. Participamos com o objetivo de transformar esses participantes em startups”, falou.
O evento contou ainda com a participação de todo o ecossistema das instituições que puderam contribuir com conteúdo necessário a toda a metodologia, segundo a analista técnica do Sebrae/PB.