Com o fim do prazo das convenções e escolhas de candidatos, sete nomes foram oficializados pelos partidos políticos e estão aptos a concorrer à prefeitura de Aracaju nas eleições municipais deste ano. Entre os postulantes ao Poder Executivo Municipal, estão figuras conhecidas da política local e novos nomes, todos buscando conquistar o voto dos aracajuanos para liderar a capital sergipana a partir do ano que vem.
Candisse Carvalho (PT)
Candisse Carvalho é jornalista e mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2023, assumiu a assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome. Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Social, Candisse atuou em diversas áreas, incluindo coordenação, estratégia, produção e apresentação. Sua trajetória profissional inclui passagens por emissoras de televisão em Sergipe, onde desempenhou várias funções, além de participação no marketing de campanhas políticas majoritárias e na comunicação do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal.
Danielle Garcia (MDB)
Danielle Garcia é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atuou como delegada da Polícia Civil de Sergipe por 22 anos e, mais recentemente, como secretária de Estado de Políticas para as Mulheres em Sergipe. Na política, Danielle já disputou a Prefeitura de Aracaju em 2020. Já em 2022, ela disputou a vaga no Senado.
Emília Correa (PL)
Emília Corrêa (PL) é advogada e defensora pública aposentada, comunicadora de rádio e TV Na política, iniciou sua trajetória em 2012, quando ficou como suplente. Em 2016, foi eleita vereadora, ficando entre os 15 mais votados. Em 2018, candidatou-se ao cargo de deputada federal por Sergipe, mas não assumiu devido à legenda.
Em 2020, foi reeleita vereadora sendo a segunda mais votada em Aracaju. Em 2022, participou de sua primeira campanha majoritária, concorrendo ao cargo de vice-governadora de Sergipe.
Luiz Roberto (PDT)
Luiz Roberto é advogado e também atuou em prol de sindicatos das carreiras federais. Foi servidor do Ministério da Fazenda e da Petrobras (por 32 anos). Também foi presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), além de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.
Niully Campos (PSOL)
Niully Campos é advogada e professora, com graduação em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit) e mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Anteriormente, Niully se candidatou aos cargos de vereadora de Aracaju, deputada estadual por Sergipe e, em 2022, concorreu ao cargo de governador do estado.
Yandra de André (União Brasil)
Yandra Moura é advogada, graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Em 2022, Yandra foi eleita deputada federal por Sergipe, tornando-se a primeira mulher eleita em representação de Sergipe para a Câmara dos Deputados.
Zé Paulo Leão (Novo)
Natural do Rio de Janeiro, Zé Paulo chegou a Sergipe no final dos anos 1990 para participar do concurso destinado ao preenchimento de cargos de Procurador do Estado de Sergipe. Em 2018 ganhou o título de cidadão sergipano, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
por João Paulo Schneider