Uma das maiores feiras multissetoriais do agronegócio, a ExpoRingo, que está confirmada para 2025, prevê gerar aproximadamente R$ 200 milhões em negócios e atrair mais de 60 mil pessoas. A nova edição do evento, que é uma iniciativa do Complexo Fábio José, localizado em Lagarto, está sendo organizada pela Start Soluções no Agronegócio. As novidades do evento foram divulgadas no último sábado, 23, durante encontro com jornalistas na sede do complexo, um dos mais modernos do país.
Flávio Holanda, diretor da Start Soluções no Agronegócio e um dos organizadores do evento, explica que a nova ExpoRingo está sendo planejada de modo a privilegiar datas importantes do agronegócio. “Decidimos não realizar a feira em 2024 para implementar uma mudança estratégica de data, que era necessária. Tradicionalmente realizada no final de outubro, a feira não estava alinhada com períodos importantes do calendário do agronegócio. Agora, ao ser transferida para o final de março, o evento estará em sintonia com a estação de monta da pecuária e o período de plantio dos grãos, que são fundamentais para a economia local. Essa adaptação traz uma expectativa de crescimento natural, refletindo diretamente em um maior volume de negócios”.
Para a edição de 2025, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de março, a organização está projetando a participação de mais de 60 mil pessoas e uma movimentação financeira superior a 200 milhões de reais. “A feira contará com uma diversidade de setores, incluindo pecuária de corte e leite, grãos, citricultura, carcinicultura, equinocultura, além de mercados ligados ao agro, como o setor de transportes e logística, e o mercado pet. Estamos em uma região é vasta e que possui um grande potencial, que abrange diversas frentes do agronegócio”, detalha.
Durante o encontro para apresentação das novidades da ExpoRingo, os comunicadores puderam conhecer o complexo, especialmente a área onde será realizada a nova edição, além de outros espaços importantes, como o Parque de Exposições Gentil Barbosa, a área Ringo Multieventos, o Haras Fábio José (maior banco de genética de vaquejada do Brasil) e o Parque das Palmeiras (o maior do Brasil), onde estava acontecendo a Vaquejada Potro do Futuro, campeonato de nível nacional.
“A visita dos jornalistas ao Complexo Fábio José é essencial para que mais pessoas conheçam a relevância desse espaço para o agronegócio de Sergipe e do Brasil. Com investimentos privados de todo o país, o Complexo movimenta a economia, fomenta o turismo e destaca esportes equestres, criando oportunidades para novos negócios e investidores. Ao atrair a atenção da imprensa, ampliamos a visibilidade não só do agronegócio, mas também do turismo e das tradições do setor, reforçando a importância desse empreendimento para o desenvolvimento de Sergipe e do país”, destacou Tiago Lima, o empresário Tiago Lima, responsável pelo Complexo Fábio José e um dos organizadores da ExpoRingo.
ExpoRingo 2025
A ExpoRingo foi criada em 2019 pelo empresário Geraldo Majella com o objetivo de impulsionar o agroturismo no estado de Sergipe, além de aumentar a valorização do agronegócio no Nordeste. A última edição ocorreu em 2022 e atraiu mais de 60 mil pessoas de todo o país. A nova edição está confirmada e vai acontecer entre os dias 26 e 30 de março de 2025.
A principal missão da ExpoRingo é proporcionar aos visitantes e expositores, uma troca rica de experiência e conhecimento, além da criação de novas parcerias, visando o fortalecimento do agronegócio.
Por Verlane Estácio