11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Conheça as cidades onde as franquias mais cresceram em faturamento | ASN Nacional

Conheça as cidades onde as franquias mais cresceram em faturamento | ASN Nacional

O mercado de franquias segue o ritmo de crescimento no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu 15,8% no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período no ano passado – atingindo um faturamento de R$ 121,7 milhões – e a tendência é que o setor continue se expandindo pelo interior do Brasil, colaborando para o desenvolvimento regional.

O novo estudo da ABF revela ainda as cidades com maior avanço no faturamento de franquias no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período em 2023. O primeiro lugar do ranking ficou com Goiânia, com faturamento das franquias 25,59% superior ao ano passado, contabilizando R$ 1,745 bilhão. Em seguida, vêm Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), com 24,1% e 21,1%, respectivamente. Na quarta posição, Barueri (SP) registrou 20,8% de crescimento entre os semestres analisados. O levantamento apontou também que o segmento de Alimentação continua forte, com 22% de participação no faturamento. A área de Saúde, Beleza e Bem-estar fica em segundo, com 19%. Na sequência estão as áreas de Serviços e Outros Negócios (13%) e Moda (12%).

“Investir ou adquirir uma franquia exige dedicação e preparo. Assim como qualquer tipo de negócio existe risco, demanda tempo na escolha, análise do investimento e da marca que será adquirida”, orienta a analista de Acesso a Mercados do Sebrae Karen Sitta. “Para muitos empreendedores, a franquia é a porta de entrada para o empreendedorismo, ou seja, para a conquista do próprio negócio. São empreendedores que buscam modelos de negócios já prontos e consolidados, uma vez que a franquia, na maioria das vezes, vem de um modelo de negócio validado, com marca estabelecida. Mas toda atenção é necessária no processo de escolha”, completa.

Para quem está interessado em investir no setor, a analista do Sebrae ressalta que adquirir uma franquia, no entanto, não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão da empresa, pois, “assim como qualquer tipo de negócio, é sempre importante o ‘olhar do dono’, ou seja, a presença do empresário, o olhar no processo de gestão da franquia como um todo, independentemente do tamanho, perfil e modelo da franquia”.

“Tempo e dedicação são fundamentais, uma vez que alguns dos principais desafios dos franqueadores são a transferência de conhecimento entre o franqueador e franqueado, sendo esse processo ponto crucial para o sucesso das redes”, aponta.

Orientações e autodiagnóstico

Para apoiar os empreendedores nesse caminho, o Sebrae disponibiliza orientações sobre esse processo. Também desenvolveu, em parceria com a ABF, conteúdos específicos para quem deseja se tornar um franqueado.

Além disso, recentemente, o Sebrae desenvolveu um autodiagnóstico para instruir o potencial franqueado a identificar áreas em que precisará de mais informações ou preparação. Cada pergunta foi cuidadosamente elaborada para fornecer insights valiosos sobre os principais aspectos do mundo das franquias, como forma de apoiá-lo no planejamento e na escolha da melhor franquia para o seu perfil.

Confira o ranking – Faturamento 1ºsem /2024 X 1º sem/2023

Posição Cidade Variação
1º Goiânia 25,59%
2º Florianópolis 24,10%
3º Curitiba 21,11%
4º Barueri 20,85%
5º Campo Grande 20,85%
6º Uberlândia 20,67%
7º Manaus 19,33%
8º São José do Rio Preto 18,27%
9º Maceió 18,11%
10º Londrina 17,80%
11º João Pessoa 17,43%
12º Sorocaba 17,27%
13º Ribeirão Preto 16,98%
14º Fortaleza 16,91%
15º Recife 15,56%
16° São José dos Campos 15,56%
17° São Bernardo do Campo 15,16%
18° Guarulhos 14,83%
19° Cuiabá 14,65%
20° Jundiaí 14,62%
21° Belém 14,24%
22° Salvador 14,18%
23° Brasília 14,16%
24° Belo Horizonte 14,11%
25° São Paulo 13,67%
26° Niterói 13,59%
27° Campinas 13,16%
28° São Luís 11,77%
29° Rio de Janeiro 10,60%
30° Santo André 7,02%

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

Danniel Alves Costa é reeleito presidente da OAB Sergipe – AJN1

  Com 54,82% dos votos, a chapa 2 venceu as eleições da Ordem dos Advogados…