Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Notícias
  • Conselho Gestor alinha ações para destinar recursos do FERDT

Conselho Gestor alinha ações para destinar recursos do FERDT

Membros se reuniram na sede do MPT-SE
 
Os membros do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas do Estado de Sergipe (FERDT/SE) se reuniram, nesta terça-feira (27), para definir as primeiras destinações do FERDT, aprovado em abril do ano passado, na Assembleia Legislativa, após intensa articulação do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Desde a sua criação, o FERDT já recebeu cerca de cinco milhões de reais em recursos de multas e indenizações trabalhistas de natureza coletiva. “O fundo é fruto de uma maturidade institucional muito grande. Mais do que decisões jurídicas, nossas decisões têm de ser humanas. A intenção é que o FERDT alcance aonde o Estado não chega. Nosso objetivo é que as ações, projetos e qualificações atinjam aquela sociedade lesada e que merece reparo”, explicou o procurador.
A primeira reunião ordinária foi conduzida pelo presidente do Conselho Gestor, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles. “O FERDT nasceu com um forte objetivo social. Temos a representação de várias instâncias da nossa sociedade, com um olhar diferenciado para o mercado de trabalho, para o trabalhador e, principalmente, para a população hipossuficiente do nosso estado”, pontuou o secretário.
Além do procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, participaram da reunião a representante da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SPM), Priscila Cruz; o assessor especial Elton Vespasiano, representante da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC/SE); os procuradores do Estado Marcos Póvoas e Davi Dória, representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE); o advogado Carlos Edgar Andrade Leite, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE); a promotora de Justiça Aldeleine Barbosa, representante do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE); o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, José Cláudio Silva Barreto, além do secretário executivo da Seteem, Antônio Vieira Neto, e da assessora técnica da Secretaria, Laira Andrade.
Durante a reunião, os membros do Conselho analisaram o regimento interno e escolheram, para o cargo de vice-presidente, José Cláudio Barreto e, para o cargo de secretário-executivo, o advogado Carlos Edgar Andrade. Além disso, os membros discutiram os critérios que serão adotados para aprovar a destinação de recursos a instituições, de acordo com os projetos apresentados e com os objetivos do fundo. Uma comissão foi integrada para analisar e definir os mecanismos de admissão de projetos, além de prestação de contas.
Uma nova reunião dos conselheiros foi marcada para o dia 14 de julho, no MPT-SE, quando deverá ser votada a redação final do regimento interno.
Sobre o FERDT
O Fundo de Recomposição de Danos Trabalhistas do Estado de Sergipe (FERDT/SE) foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem, em janeiro de 2024, com o objetivo de romper uma lacuna legislativa de quase 40 anos, permitindo que recursos de multas e indenizações trabalhistas fiquem em Sergipe, para beneficiar a população atingida. Em abril, o Fundo foi lançado em solenidade no Palácio-Museu Olímpio Campos e aprovado na AleseEm novembro de 2024, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, empossou os 11 membros do Conselho Gestor, entre titulares e suplentes

VEJA MAIS

Botafogo terá desfalque de peso nas oitavas de final do Mundial

O Botafogo não poderá contar com Gregore nas oitavas de final do Mundial de Clubes,…

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…