Na manhã deste sábado (21), a Costa Cruzeiros realizou um evento no Porto de Santos (SP) para comemorar a chegada do cruzeiro temático Raízes Italianas. A ocasião reuniu representantes da armadora e autoridades para celebrar o encerramento da travessia e marcar o início da temporada 2024/2025.
A viagem, que partiu de Gênova, na Itália, em 30 de novembro, incluiu uma programação especial em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Durante 21 noites, os passageiros desfrutaram de atividades culturais, gastronômicas e artísticas, que destacaram as conexões entre os dois países. Entre os destaques, estiveram exposições fotográficas sobre a história da imigração italiana e suas contribuições para a cultura brasileira.
No evento de hoje, o presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, Dario Rustico, destacou a relevância da iniciativa para reforçar os laços culturais entre Itália e Brasil.
“Hoje, encerramos as atividades de 2024 com este último evento a bordo do Costa Diadema, em território italiano, um marco para todos nós. Planejamos cada detalhe com o tema da Itália em mente. Este evento celebra os 150 anos de imigração italiana no Brasil, reforçando os laços culturais que unem nossos países. Ao longo da travessia, tivemos atividades especiais que destacaram a riqueza cultural italiana, como a música, a gastronomia, debates e até aulas de italiano e o legado histórico que continua a fortalecer essa relação”, contou Rustico.
De acordo com o executivo, o sucesso deste projeto vai além da viagem; ele é um legado que conecta o Brasil e a Itália de maneira profunda, criando histórias dentro da história. “Esse foi o conceito que nos guiou ao longo de toda a série de eventos”, completa.
Cruise 360 2025
Outro tema abordado durante o encontro foi o Cruise 360, evento promovido pela Clia Brasil e direcionado a agentes de viagens. Segundo Marco Ferraz, presidente da entidade, a edição de 2025 acontecerá nos dias 15 e 16 de março, no Valongo, em Santos.
Ferraz detalhou o formato do evento, que contará com a participação de 800 agentes de viagens. No primeiro dia, metade do grupo permanecerá no terminal, participando de treinamentos intensivos no armazém, enquanto a outra metade visitará dois navios ancorados no porto. À noite, todos se encontrarão para uma sessão de networking com foco social. No segundo dia, os grupos trocarão de atividades, garantindo que todos tenham acesso às duas experiências.
“A proposta é engajar 800 agentes de viagens, envolvendo todas as companhias associadas à Clia. Nosso objetivo é ampliar a base de profissionais que comercializam cruzeiros, capacitando aqueles que ainda não trabalham com o segmento e ajudando os que já atuam a se especializar ainda mais”, afirmou Ferraz.