Dentro da estratégia de fazer do turismo um propulsor da economia, o Sebrae e a Embratur exibem até o dia 31 de agosto na televisão, nas redes sociais, nas ruas, praças e estações de metrô em seis países da Europa – França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália – a campanha publicitária Visite o Brasil. Com temática esportiva, a campanha mostra o vôlei de praia no Rio de Janeiro; o surf nas praias de Pipa, no Rio Grande do Norte; o kite surf (junto ou separado?), em Jericoacoara, no Ceará; a vela, em Florianópolis; a canoagem no Rio Tapajós, no Pará, e em Bonito, no Mato Grosso do Sul; além do skate, em São Paulo, e a mountain bike, em Porto Seguro, na Bahia.
No Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor do turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios que atuam na oferta de estruturas para a prática desses esportes, como escolas, locações de equipamentos, agências e lojas especializadas, além da hotelaria, restaurantes, lojas de moda e artesanato, nos mais diversos roteiros turísticos. O Brasil está posicionado como 12º destino turístico no ranking global e o fluxo de turistas estrangeiros só cresce: de janeiro a abril, quase 3 milhões de turistas estrangeiros estiveram no país.
A partir desta segunda-feira (19), a Agência Sebrae de Notícias publica uma série de reportagens mapeando a presença e atuação dos pequenos negócios envolvidos no incremento do mercado relacionado com a prática de cada um dos esportes olímpicos retratados na campanha publicitária. Foram dezenas de entrevistas, além de apuração e checagem de dados, para contar como os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas participam das cadeias produtivas que tendem a ser impactadas, indiretamente, pela promoção do Brasil nos jogos olímpicos.