Ousmane Dembélé recebe o Prêmio The Best das mãos de Gianni Infantino, presidente da Fifa — Foto: Getty Images
Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best, nesta terça-feira (16), em Doha, no Catar. Jogador do Paris Saint-Germain, que enfrenta o Flamengo nesta quarta, na final da Copa Intercontinental, o francês superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, que fecharam o top-3.
— Queria agradecer aos meus colegas de equipe. Foi um ano fantástico, seja individual ou coletivamente. Gostaria de agradecer à minha família que sempre me apoiou e ao PSG que nos deu este ano fantástico. Quero agradecer ao senhor presidente (Infantino) e espero no ano que vem voltar a receber este prêmio — disse Dembélé.
Aos 28 anos, Dembélé se consolida como melhor do mundo após vencer a Champions League, o Campeonato Francês e a Copa da França pelo PSG. Na temporada 2024/25, o atacante fez 35 gols e 14 assistências em 53 partidas.
Veja lista completa
Melhor jogador
Ousmane Dembélé venceu mais uma premiação. Depois de levar a Bola de Ouro em setembro, o francês foi coroado como melhor atleta também pela Fifa.
Melhor jogadora
Aitana Bonmatí, do Barcelona e da seleção espanhola, levou o prêmio pelo terceiro ano consecutivo. A meia da Espanha venceu também em 2023 e 2024.
Melhor treinador e treinadora
Luis Enrique, técnico do PSG, venceu o troféu pela primeira vez. Ele foi coroado pela temporada perfeita em 24/25: ganhou a Liga dos Campeões, o Campeonato Francês e a Copa da França. Sarina Wiegman, da seleção inglesa, foi eleita melhor técnica do futebol feminino. Ela também venceu o prêmio em 2017.
Melhor goleiro
Gianluigi Donnarumma, que venceu a Liga dos Campeões, o Campeonato Francês e a Copa da França com o PSG e se transferiu para o Manchester City na última janela de transferências, foi eleito o melhor goleiro do mundo.
Melhor goleira
A inglesa Hannah Hampton foi eleita a melhor goleira do mundo de 2025 no Fifa The Best. Aos 25 anos, a atleta do Chelsea venceu o Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Euro em 2025.
Prêmio Puskas
O atacante Santiago Montiel, do Independiente, da Argentina, ganhou o prêmio de gol mais bonito do ano. Aos 25 anos, ele marcou um golaço de bicicleta de fora da área na partida do seu time contra o Independiente Rivadavia, em maio.
Prêmio Marta
Lizbeth Ovalle, ponta esquerda de 26 anos, foi a autora do gol mais bonito do ano segundo o Fifa The Best. Ela marcou uma pintura contra o Chivas, quando ainda jogava do Tigres, do México, pegando a bola no ar de calcanhar e mandando no ângulo. Atualmente, defende o Orlando Pride.
Fifa Fan Award
Os torcedores do Zakho SC ganharam o prêmio Fifa Fan Award, destinado aos fãs de futebol. A premiação foi conquistada por conta de uma ação dos torcedores do clube iraquiano antes da partida contra o Al-Hudood, em 13 de maio. As pessoas atiraram da arquibancada milhares de bichos de pelúcia no gramado. Os brinquedos foram recolhidos antes do início do jogo e doados a crianças com doenças.
Fifa Fair Play
Médico especialista em medicina esportiva e cirurgia esportiva, Harlass-Neuking venceu o prêmio Fifa Fair Play, que prestigia o comportamento exemplar que promove o espírito de fair play e compaixão no futebol. Neuking atua como médico da equipe alemã Jahn Regensburg desde 1995.
Ele foi premiado por conta de bonita cena protagonizada em abril, antes de um jogo da segunda divisão da Bundesliga, entre Regensburg e Magdeburg, fora de casa. Quando um torcedor do time da casa desmaiou, Harlass-Neuking foi avisado e rapidamente correu para a área reservada à torcida, pulando uma barreira e reanimando o torcedor. O médico também se certificou de que o torcedor do Magdeburg estivesse estável o suficiente para ser transferido para um hospital local.
Seleção da temporada
A seleção feminina ficou composta por: Hampton, Lucy Bronze, Leah Williamson, Irene Paredes, Ona Batlle, Aitana Bonmatí, Patricia Guijarro, Claudia Pina, Alexia Putellas, Alessia Russo e Mariona Caldentey.
A seleção masculina de 2025 foi: Donnarumma, Hakimi, Willian Pacho, Van Dijk, Nuno Mendes, Cole Palmer, Bellingham, Vitinha, Pedri, Lamine Yamal e Dembélé.