Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Dia Estadual da Imunização fortalece ações em saúde pública

Dia Estadual da Imunização fortalece ações em saúde pública

Foi aprovada em abril deste ano pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) a Lei 9.655/2025 que institui a Institui o “Dia Estadual da Imunização” , celebrado em 9 de junho. A Legislação de iniciativa da deputada Carminha Paiva (Republicanos) visa promover a conscientização da população sobre a importância de manter a vacinação em dia, ao longo de toda a vida, desde a infância até a terceira idade.

A deputada Carminha Paiva

De acordo com a deputada Carminha Paiva, as campanhas de imunização são fundamentais para a saúde pública. “Vacinas salvam vidas, evitam epidemias, reduzem a mortalidade e fortalecem o sistema imunológico da população. O Dia Estadual da Imunização será um símbolo dessa luta contínua, um lembrete anual da importância da prevenção”, enfatizou.

Imunização e saúde coletiva

As vacinas ofertam proteção individual e coletiva protegendo crianças, idosos e pessoas com comorbidades e os cidadãos em geral. Através da imunização é possível reduzir custos com tratamentos e hospitalizações, permitindo que mais pessoas possam viver com saúde e dignidade.

“É um dia para reafirmarmos a preocupação e somar forças para incentivar cada vez mais a imunização através das campanhas de vacinação, principalmente para as crianças que estão em fase inicial da vida.”, afirmou a deputada Carminha Paiva.

Campanha da Influenza

Desde o mês de março está sendo realizada a vacinação contra a influenza tem com propósito de reduzir internações, complicações e até mortes. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

Idade para vacinação e/ou grupo recomendado o Crianças a partir de 6 meses de idade, até os 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade o Gestantes; o Idosos, a partir de 60 anos de idade são consideradas do grupo prioritário. Mas, a vacina é recomendada, também para outros grupos e são distribuídas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Outras Leis

Foram aprovadas na Assembleia Legislativa de Sergipe, d leis que tratam da aplicação de vacinas. A Lei Ordinária nº 4.036/1998, cria o Dia Estadual da Vacinação do Idoso, a ser comemorado no primeiro domingo de março de cada ano. E a Lei Ordinária nº 8.840/2021, que dispõe sobre medidas a serem aplicadas pelo não cumprimento da ordem de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida pelos três níveis de Governo no plano de imunização contra a Covid-19.

Campanhas voltadas para imunização para o controle e a erradicação de doenças infecciosas como varíola, sarampo, caxumba, gripe H1N1, poliomielite, rubéola, tétano, hepatite, gripe, HGPV e Covid-19 também seguem sendo realizadas.

Foto Capa: Governo Federal

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Botafogo terá desfalque de peso nas oitavas de final do Mundial

O Botafogo não poderá contar com Gregore nas oitavas de final do Mundial de Clubes,…

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…