A Igreja Católica, sobretudo a da Diocese de Estância, encontra-se em festa, comemorando a passagem dos 32 anos de vida sacerdotal do querido bispo, Dom José Genivaldo Garcia, homem de fé e de muita popularidade.
Dom José Genivaldo Garcia, é o segundo bispo de naturalidade sergipana a comandar a Diocese de Estância. O primeiro sergipano a ser bispo em Estância, foi Dom Marco Eugênio.
A solene celebração e solenidade da sua posse na Diocese de Estância, aconteceu numa tarde de sábado, precisamente no dia 25 de fevereiro de 2023.
O bispo, José Genivaldo Garcia é natural de Cumbe-SE. Aos quatro meses de idade passou a residir, com sua família, em São Miguel do Aleixo-SE.
Ele foi um dos trinta sacerdotes ordenados por Dom Luciano José Cabral Duarte, segundo arcebispo metropolitano de Aracaju, em 8 de janeiro de 1994.
O seu fecundo ministério sacerdotal foi exercido, como pároco, nas paróquias São Francisco de Assis (bairro Santos Dumont), São Marcos Evangelista (conjunto Marcos Freire I, Socorro-SE) e Jesus Ressuscitado (bairro Jardins).
Desde janeiro de 2018 foi pároco da comunidade paroquial do bairro Atalaia, em Aracaju.
Diversas mensagens de amigos, parentes e do povo católico estão sendo direcionadas ao sacerdote que conseguiu, em pouco tempo que está dirigindo a Diocese, colocar a fé católica diocesana no seu patamar de prosperidade cristã.
No grupo de WhatsApp da Academia Estanciana de Letras, da qual Dom José Genivaldo Garcia é membro efetivo, confrades renderam homenagens a ele com algumas mensagens.
“PARABÉNS ao Confrade DOM JOSÉ GENIVALDO GARCIA, pelos 32 anos da sua Ordenação Sacerdotal. Que o bom Deus abençoe sempre a sua vida e a sua vocação Fraternal abraço. Escreveu o professor e acadêmico da AEL, Ginaldo de Jesus.
“Nossos parabéns ao querido confrade Dom Genivaldo por celebrar 32 anos de sua ordenação presbiteral. Que Deus continue a iluminar sua caminhada pautada na Palavra. Abraço fraterno. Palavras do médico e acadêmico da AEL, Paulo Amado.
Caro confrade D. Genivaldo. De Brasília lhe parabenizo pelos seus 32 anos de ordenação presbiteral, agradecendo-lhe pelo seu trabalho e dedicação ao sacerdócio abençoado e eficaz na Igreja que Jesus criou e nos seus respectivos ensinamentos e vivência cristã. Fraternalmente, professor, economista e acadêmico da AEL, José Carlos Oliveira.
“Muito obrigado pelas homenagens e orações, amados irmãs e irmãos. Conto com vossas orações. Abraço fraterno. Agradeceu o homenageado, Dom José Genivaldo Garcia.
“Hoje celebramos com gratidão a Deus os 32 anos de ordenação sacerdotal de Dom Genivaldo, anos vividos com fidelidade, entrega e amor ao chamado que o Senhor lhe confiou desde o seu ministério presbiteral.
São 32 anos de um “sim” generoso, de serviço à Igreja, de cuidado com o povo de Deus, de escuta, orientação e testemunho de fé. Um sacerdote que, ao longo do tempo, foi se doando por inteiro, deixando-se conduzir pela vontade de Deus, até o pastoreio como bispo, sem jamais perder a essência do coração sacerdotal.
Que o Senhor continue fortalecendo sua missão, renovando suas forças e concedendo saúde, sabedoria e perseverança. Que Maria, Mãe da Igreja, o cubra com seu manto e interceda sempre por seu ministério.
Nosso carinho, orações e gratidão por sua vida e vocação.
Parabéns, Dom Genivaldo!” (Publicação da Pascom, na página do Instagram).
Por Magno de Jesus