A economia da China cresceu 5% em 2024, segundo dados da Secretaria Nacional de Estatísticas chinesa publicado na noite desta quinta-feira (16).
Com o resultado, o governo chinês atingiu sua meta de crescimento anula, superando a expectativa de analistas ouvidos pela Reuters de que o crescimento do país ficaria em 4,9%.
No quarto trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior, a economia chinesa expandiu 5,4%.
Analistas previam que o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre cresceria 5% em relação ao ano anterior, acelerando em relação ao ritmo de 4,6% do terceiro trimestre, à medida que uma enxurrada de medidas de suporte começou a entrar em ação.
O crescimento do trimestre marcou o mais rápido desde o segundo trimestre de 2023.
Em termos trimestrais, o PIB cresceu 1,6% nos meses de outubro a dezembro, em comparação com uma previsão de aumento de 1,6% e um ganho revisado de 1,3% no trimestre anterior.
Os formuladores de políticas chineses revelaram uma série de medidas de estímulo desde setembro do ano passado para reavivar o crescimento em queda e prometeram fazer mais neste ano, já que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que propôs tarifas pesadas sobre produtos chineses, deve retornar à Casa Branca na próxima semana.
Estima-se que o crescimento da China possa desacelerar para 4,5% em 2025 caso Trump concretize seu plano de tarifas.