O senador Flávio Bolsonaro (PL) leu na manhã desta quinta-feira (25) uma carta escrita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro antes da cirurgia para retirada de uma hérnia inguinal bilateral. No texto, o pai confirma a indicação do filho como candidato do PL para Presidência em 2026 (Veja a íntegra abaixo).
Segundo o senador, o texto foi redigido no dia 23 de dezembro, mas o ex-mandatário pediu que a divulgação ocorresse apenas no dia do procedimento.
De acordo com nota divulgada pela equipe médica, a cirurgia está prevista para começar às 9h desta quinta-feira, no Hospital DF Star, em Brasília, com duração estimada de quatro horas e sob anestesia geral. O comunicado é assinado pelos médicos Cláudio Birolini, Leandro Echenique, Brasil Caiado e Alisson B. Barcelos Borges.
Ainda conforme os profissionais de saúde, Jair Bolsonaro realizou exames pré-operatórios na quarta-feira (24), incluindo avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, e foi considerado apto para o procedimento.
Na manhã do dia 24, o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e foi conduzido ao hospital para internação. A saída foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na terça-feira (23).
Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão após condenação relacionada à trama golpista. A autorização judicial permitiu o deslocamento para a unidade de saúde exclusivamente para a realização da cirurgia.
IG