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Em “casa de vidro” no Mercadão, grupos se enfrentam no Desafio Moda Sustentável em Maringá | ASN Paraná

Vivência e criação fizeram parte das etapas do projeto. Foto: ComJR.

Aos moldes de um reality show, estudantes de Moda participarão da final do Desafio Moda Sustentável Re.Modelar, no Mercadão de Maringá, neste fim de semana. Os alunos ficarão concentrados em uma “casa de vidro” montada dentro do estabelecimento enquanto trabalham na criação de peças produzidas a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados pela indústria.

A final será uma “maratona” com início na sexta-feira (6), às 19h, e encerramento só no domingo (9), com o desfile dos looks criados por discentes da Unicesumar, da Universidades Estadual de Maringá (UEM) e avaliação de uma banca julgadora, entre 15h e 17h. O público poderá visualizar o trabalho na “casa de vidro” e acompanhar a final sem a necessidade de inscrição.

Realizado pelo Sebrae/PR há três edições, o Desafio Moda Sustentável, que desta vez conta com correalização da Unicesumar, começou em 17 de agosto, com 24 estudantes de cursos de Design de Moda. Após passar por diversas etapas, entre imersão, mentorias e uma semifinal, quatro equipes, com três membros cada, farão os últimos “arremates” e apresentarão os resultados de todo o processo criativo por meio de peças autorais e conceituais, conforme as demandas das empresas parceiras.

“Trata-se de um desafio que visa conectar estudantes ao mercado de vestuário local. A proposta oferece uma chance de desenvolver produtos, vivenciar a produção e criar portfólio, enquanto empresários podem reaproveitar estoques e descobrir talentos. Sobretudo, o projeto contribui para mitigar o desperdício”, explica o consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos

O consultor destaca que o resultado do projeto é fruto de uma grande união de esforços.

“Tivemos a fundamental contribuição das empresas Emma Fiorezi, Perfect Way, Taquion e Uniformes Paraná, que cederam seus resíduos, receberam os alunos em visita técnica e apresentaram o conceito da marca, processos produtivos e informações sobre o público-alvo”, ressalta Perseu.

Wilson Soares Ribeiro Júnior, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), instituição apoiadora do projeto, diz que o setor vem buscando parceria com as universidades, a fim de gerar aproximação entre academia e mercado e promover a sustentabilidade, uma necessidade na indústria da moda atual.

“Na nossa região temos uma das maiores concentrações de produção de moda do Paraná. Precisamos pensar no aproveitamento de resíduos como restos de aviamentos e de tecidos para novas peças, que podem ganhar status de exclusividade, pela produção não atingir grande escala. Damos longevidade aos produtos, agregamos valor e prezamos pela sustentabilidade, minimizando o impacto na natureza”, ressalta Wilson.

O projeto conta com suporte oferecido pelo Mercadão de Maringá, com infraestrutura, e pela Cia das Camas, responsável por preparar a decoração. Além disso, outros apoiadores são o BeCafé, Boteco do Neco, Kafã, e Restaurante Caseirinho, além da ComJR, a empresa júnior de Comunicação da Unicesumar.

As equipes vencedoras participarão de um workshop de branding no valor de R$ 3 mil por pessoa, em 18 de setembro, no Sebrae/PR, em Maringá, com Renata Abranchs, fundadora e diretora criativa da Renata Abranchs Branding.

Trabalho começou em agosto. Foto: ComJR.

Desperdício 

Dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) mostram que 85% de todos os produtos têxteis vão para o lixo anualmente. No Brasil, o Sebrae estima que sejam produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano e, desse total, 80% são destinados a lixões e aterros sanitários.

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