11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • EM OUTUBRO, A DEFESA CIVIL DE ARACAJU REGISTROU 83 OCORRÊNCIAS E REFORÇOU AÇÕES CONTRA RISCOS – FaxAju

EM OUTUBRO, A DEFESA CIVIL DE ARACAJU REGISTROU 83 OCORRÊNCIAS E REFORÇOU AÇÕES CONTRA RISCOS – FaxAju

Com ações estratégicas e atividades operacionais, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforçou, ao longo do mês de outubro, as medidas preventivas contra riscos na capital.

Além do monitoramento e mapeamento de áreas sensíveis, a atenção aos chamados da população resultou no atendimento a 83 ocorrências nesse período.

De acordo com dados pluviométricos do sistema ClimAju, no último mês o volume acumulado de chuva somou 56 mm, com maior incidência no bairro 18 do Forte. O volume é inferior à média histórica para o período, que é de 57,3 mm. Nesse contexto, conforme planejamento de ações do órgão, os trabalhos preventivos e de preparação para a próxima quadra chuvosa foram intensificados.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Lucas Rebello, destaca as visitas às áreas que integram o mapeamento de áreas de risco do órgão. “O monitoramento às áreas de risco ocorre ao longo de todo ano, de forma sistemática, para direcionar medidas preventivas e de mitigação de riscos, além de orientar a população. Visitamos áreas nos bairros Cidade Nova, Japãozinho, Lamarão, Porto Dantas e outras que demandam atenção. Esse é um trabalho que antecede a quadra chuvosa e subsidia o órgão com informações relevantes para a atualização do Plano de Contingência da capital”, salientou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a maior parte das ocorrências atendidas nesse período são referentes aos riscos estruturais. “Dos 83 chamados atendidos, 92,8% estão relacionados aos riscos estruturais em edificações. Para cada situação, uma equipe técnica é encaminhada prontamente para apuração e para que sejam adotadas as medidas pertinentes à redução de riscos”, frisou.

O balanço operacional do órgão indica que foram emitidos 39 documentos técnicos, sendo nove termos de interdição, das quais sete totais e duas parciais. Entre os chamados atendidos, 28 foram demandados pela população por meio do serviço emergência 199. As demais inspeções atenderam à demandas encaminhadas por outros órgãos como o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Ministério Público (MPSE), órgão da gestão municipal e pelos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Mapeamento

Em cumprimento ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, a Defesa Civil apresentou, no mês de outubro, os dados técnicos obtidos em levantamento de áreas com risco de alagamento na capital. Além disso, houve apresentação de levantamento de riscos nas edificações em situação de abandono no bairro Centro.

Os relatórios foram encaminhados a empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Assistência Social e Secretaria da Fazenda.

O coordenador da Defesa Civil da capital salienta a importância desses dados para uma atuação assertiva frente aos riscos. “Com essas informações levantadas por nossa equipe técnica passamos a ter dados mais detalhados e atualizados sobre as áreas e imóveis inspecionados. Esse é um aspecto basilar para a prevenção e mitigação de riscos, assim como contribuir com a resiliência de Aracaju frente aos eventos adversos”, considerou Robson Rabelo.

AAN – Foto: Morgana Barbosa

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vendas do comércio sergipano aumentaram 2,6% em setembro

No comparativo com setembro de 2023, observou-se acréscimo de 9,3% (Foto: Pixabay) Análise realizada pelo…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…