A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) está intensificando o alerta aos produtores de abelhas do estado sobre a importância do cadastramento junto ao sistema de defesa sanitária animal. O processo, que é condição essencial para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), permite o monitoramento e a rastreabilidade de colmeias em deslocamento, favorecendo a prevenção e o controle de doenças que podem impactar a produção apícola do Estado.
De acordo com a Emdagro, o cadastramento e a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) são obrigatórios, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 9.309, para assegurar que o trânsito de colmeias e rainhas entre estados ocorra de forma segura. Essa exigência visa proteger a pecuária nacional e local, garantindo uma resposta rápida e eficaz a possíveis doenças que podem comprometer a apicultura. Entre as doenças das quais Sergipe é considerado livre estão a Loque Americana, que afeta severamente a produtividade das colmeias, a Tropilaelaps spp, doença causada por ácaros e de notificação obrigatória, e a Aethina túmida, um pequeno besouro cuja infestação provoca a Aethinose nas colmeias.
Cátia Brito, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Apícola da Emdagro, destaca a relevância da medida. “O cadastramento dos apiários e a GTA são ferramentas indispensáveis para o controle sanitário da nossa apicultura e meliponicultura. Com esse monitoramento, podemos garantir uma produção mais segura”. Ela alertou ainda para a penalidade advinda do descumprimento da legislação, como o pagamento de multa de 25 UFP/SE (Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe), além de outras medidas cabíveis, que inviabilizam o produtor comercializar seus produtos e acessar as linhas de financiamentos.
“O cadastro é também um dos pilares do sistema de defesa sanitária animal, cuja manutenção assegura o reconhecimento de Sergipe como zona livre de doenças, com certificação em nível nacional e internacional”, conclui Cátia.
A Emdagro orienta que , para se cadastrar, os produtores devem entrar em contato com os escritórios locais da Emdagro, com documentação pessoal, ou entrar em contato com telefone (79) 9 9982-3828. Desta forma, o produtor estará contribuindo para o fortalecimento do sistema de controle sanitário e para o crescimento seguro da apicultura no estado.
Fonte: Governo de SE