Milhares de pessoas protestaram nas ruas da cidade de Palma, na ilha da Maiorca, na Espanha contra o turismo excessivo. Os pedidos antecedem o início da temporada do verão europeu, que atrai uma multidão de visitantes de todo o mundo às Ilhas Baleares, conhecidas pelas belas praias.
“Queremos que as autoridades impeçam as pessoas que não vivem aqui há mais de cinco anos de comprar propriedades e que sejam impostos controles sobre as acomodações de férias”, disse Carme Reines, que faz parte de um movimento que organizou o protesto.
Javier Carbonell, um agente imobiliário, disse que mais da metade das propriedades de aluguel foram usadas para aluguéis de férias e não eram acessíveis para os moradores espanhóis.
“Queremos menos turismo de massa e mais turismo sustentável”, disse Carbonell.
Depois da Catalunha, as Ilhas Baleares, onde fica a famosa Ibiza, foram a segunda região mais popular da Espanha para turistas no ano passado, atraindo 14,4 milhões de visitantes, disse o Instituto Nacional de Estatística espanhol.
O turismo gera 45% do produto interno bruto das Ilhas Baleares, de acordo com dados da Exceltur, uma organização do setor.
Cerca de 10 mil manifestantes participaram do ato, de acordo com a polícia nacional espanhola.
Compartilhe: