Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • ESTADO DE SERGIPE SE DESTACA NACIONALMENTE E FORTALECE TURISMO AO SEDIAR BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN – FaxAju

ESTADO DE SERGIPE SE DESTACA NACIONALMENTE E FORTALECE TURISMO AO SEDIAR BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN – FaxAju

Entre os estados do Nordeste, Sergipe é o primeiro a sediar a Bienal Brasileira de Design, que chega à 14ª edição. Realizada no Centro de Convenções AM Malls – Sergipe, desde a abertura, iniciada no dia 6 de dezembro, a bienal vem recebendo vários acadêmicos e profissionais da área, inclusive, pessoas de diversas regiões do Brasil. O evento, que continua até a próxima sexta-feira, 20, conta com uma programação diversificada, que inclui exposições, palestras, workshops e feiras de negócios.

Tipografia, capas de livros, embalagens, camisetas, produções digitais, joias, entre tantas outras peças que revelam inovações e tendências do design, estão presentes na 14ª Bienal Brasileira de Design, evento captado pela Secretaria Especial da Comunicação (Secom) e que conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Desse modo, a gestão estadual reforça o papel de Sergipe no cenário do segmento de design e do turismo, ampliando a visibilidade do estado como um destino estratégico no Nordeste.

São esperados cerca de 10 mil visitantes durante os 15 dias da bienal em Sergipe. Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a realização desse evento reforça o potencial do estado como destino cultural e de negócios ao atrair profissionais e visitantes de várias partes do Brasil, proporcionando, também, a integração entre o design e a identidade cultural sergipana. “Essa é uma oportunidade para mostrar o que Sergipe tem a oferecer, desde a criatividade dos nossos talentos, até as belezas naturais, que encantam quem nos visita. Sem dúvida, a Bienal consolida Sergipe como um estado preparado para sediar eventos de grande porte”, considerou.

O responsável pela organização local do evento, Tiago Cavalcanti, reforça a bienal como um espaço de intercâmbio cultural e profissional. Segundo ele, o evento também fortalece Sergipe como um destino estratégico no mapa do design e do turismo no Brasil. “A Bienal Brasileira de Design realizada em Sergipe oportuniza estabelecer uma relação de compreensão, conhecimento e interação com o melhor que há no design. Essa mostra conta com a participação de mais de 80 profissionais, que enviaram 2.500 peças para a exposição, e, destas, um júri fez a seleção que resultou em, aproximadamente, 110 peças selecionadas provenientes de vários estados, produzidas, inclusive, por profissionais que são referência do design no Brasil”, explicou.

O estudante de Design Matheus Andrade, que está trabalhando como monitor da mostra, disse que participar da bienal é uma oportunidade única para aprender com profissionais renomados e explorar novas possibilidades criativas. “É um momento importante, porque estou tendo a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos de pessoas que são referências. A gente pode visualizar o que aprendemos em sala de aula. E isso dá uma bagagem de conhecimentos e referências visuais para mim enquanto estudante e futuro profissional”, frisou.

A estudante do curso de Design da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Carolina Chagas Santos, falou que participar da bienal é um momento único. Ela observa que é de grande relevância acontecer em Aracaju, pois impacta positivamente para o turismo ao trazer pessoas de outros estados para conhecer a cidade e os atrativos dela. “Além disso, podemos ter a experiência com outros projetos e designers, através do contato com outros tipos de trabalho na visita guiada. Assim, temos explicações sobre os cartazes e peças, possibilitando não só a visualização dessas coisas, mas, principalmente, a experiência física, do toque. Isso é muito proveitoso”, destacou.

Carolina Chagas fez questão de apontar, também, a exposição que mais lhe chamou a atenção. Para ela, foi a ‘Negras Memórias do Design Brasileiro’, por enaltecer grandes profissionais negros do setor criativo que contribuíram para a construção da história do design nacional. “Ano passado, tive uma matéria sobre Memória da Diáspora Africana, e achei muito interessante, pois é uma coisa que está em nosso cotidiano, a gente não se atenta à origem. Por exemplo, tem muitos lugares que a gente olha e tem uma grade, um portão ou alguma outra coisa com esse mesmo padrão, e nem imaginamos que remete a esse processo criativo”, avaliou.

Também estudante do curso de Design na UFS, Mikael de Andrade Marques já trabalha na área há seis anos, criando ilustrações. Ele celebra a realização da Bienal Brasileira de Design em Aracaju. Para o futuro designer, um evento tão importante acontecer pela primeira vez em Sergipe merece ser prestigiado, pois agrega conhecimento para os estudantes. E o que lhe chamou mais atenção foi a diversidade de projetos e a estrutura do evento, que considerou muito organizado.

“Além de conhecer artistas, esse evento é bastante agregador, pois pude conhecer de perto as obras e, principalmente, participar da visita guiada, aprendendo um pouco mais sobre o processo criativo”, disse. Mikael Marques comentou, também, que, no dia da abertura da bienal, grande parte do público era de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Com isso, a realização do evento foi mais uma forma de agregar Sergipe, que já é um polo turístico.

Foto: Mariana Ferreira/AM Malls

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Totally free Harbors Play 8149 Free online Slot machine chicago nights slot no deposit game Hosts

Posts Brief Strike Vault – chicago nights slot no deposit Free Canadian Harbors Zero Install…

Delete Feel Aroused Subscription Join Search Influence

Delete Feel Aroused Subscription Join Search Influence How will you eradicate myself for the end…

Tragaperras Sin cargo & Carente Soltar ¡Contempla a 50 dragons Slot Big Win ganar Jugando!

Content 50 dragons Slot Big Win – Soluciona a unas dieciocho.000 juegos de casino regalado…