Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Turismo
  • EUA recomendam vacinação contra sarampo para viajantes

EUA recomendam vacinação contra sarampo para viajantes

Pexels

Nova diretriz do CDC, divulgada no início de junho, determina que todas as pessoas com 1 ano de idade ou mais devem ter duas doses da vacina MMR, aplicadas com pelo menos 28 dias de intervalo

Diante do maior surto de sarampo nos Estados Unidos em décadas, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) atualizou sua recomendação e agora orienta que todos os viajantes internacionais, independentemente do destino, estejam vacinados contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) ao chegarem no país.

Anteriormente, a vacinação contra MMR era fortemente indicada apenas para quem viajasse a países com surtos ativos. Agora, a nova diretriz do CDC, divulgada no início de junho, determina que todas as pessoas com 1 ano de idade ou mais devem ter duas doses da vacina MMR, aplicadas com pelo menos 28 dias de intervalo. No caso de bebês de 6 a 11 meses, caso viajem, devem receber uma dose antecipada

Segundo o CDC, essa decisão foi motivada não apenas por surtos no exterior, mas também por um aumento expressivo de casos dentro dos EUA, como o registrado no Texas e um surto derivado de um voo internacional que aterrissou em Denver, no Colorado.

O sarampo é considerado o vírus mais contagioso conhecido, com taxa de transmissão que pode chegar a 18 pessoas a partir de um único infectado. Seus sintomas — febre alta, tosse, coriza e manchas vermelhas na pele — surgem de 8 a 12 dias após o contato com o vírus, e não há tratamento curativo.

Em 2025, os EUA já contabilizam mais de mil casos de sarampo em 31 estados, sendo o maior número desde 2019. A maioria dos casos está entre crianças não vacinadas. Há, no entanto, uma preocupação de que a doença possa voltar a ser endêmica no país, caso as taxas de vacinação continuem em queda.

Recomendações para quem vai viajar

  • Verifique seu cartão de vacinação.
  • Se não tiver certeza sobre sua imunização, consulte um profissional de saúde.
  • Vacine-se pelo menos duas semanas antes da viagem.
  • Se estiver com sintomas como febre, tosse e manchas, evite viajar e procure atendimento médico.
  • A recomendação do CDC é clara: quem não puder ser vacinado deve considerar adiar a viagem.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Azul registra 85,5% de ocupação em novembro, segundo dados da Anac

Guilherme Mion Segundo dados da Anac, a companhia teve a maior taxa desde 2019, em…

Bebê não resiste após parto de emergência decorrente de acidente de moto em Lagarto

A bebê que nasceu após um parto de emergência realizado em decorrência de um grave…