Cerca de 100 pessoas participaram do Energy Day, evento realizado pelo Sebrae-SP, Unifran e ACT, iniciativa que nasceu com a Coalizão. A ação foi realizada na quinta-feira, dia 19, no Teatro Central da Unifran – Universidade de Franca.
Entre os presentes estavam startups e comunidades de startups, Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas e privadas, além de órgãos de fomento públicos e capital de risco privado.
Durante o evento, o professor Lucas Alonso Rocha, da Unifran, ressaltou a relevância de investir em pesquisas para o desenvolvimento de placas fotovoltaicas mais eficientes, capazes de aproveitar ao máximo a energia solar incidente.
O professor Vittor Rodrigues Santos Alves, do IPT, complementou a discussão ao abordar a importância de diversificar a matriz energética brasileira, explorando novas fontes de energia e tecnologias inovadoras.
Já o professor Takashi Yamauchi trouxe uma perspectiva estratégica, apresentando cases de sucesso do terceiro setor na promoção de novos modelos de negócios sustentáveis no setor energético, com destaque para o aproveitamento de incentivos fiscais.