Uma licitação no valor de R$ 659,8 mil foi aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da Casa Civil, para aquisição de um sistema antifurto para a biblioteca da Presidência da República.
O certame indica a necessidade de aquisição de 77.196 itens para compor o sistema de segurança. Conforme o documento, devem ser adquiridos leitores de inventário, etiquetas para obras raras e acervo em geral e um sistema de segurança antifurto com par de antenas e duas mesas para ativação/desativação de etiquetas.
Na justificativa, a Casa Civil relata que a Presidência atualmente enfrenta desafios para cumprir a gestão do acervo bibliográfico porque carece de um sistema de segurança e de um controle patrimonial.
“Estas lacunas comprometem a proteção de um acervo valioso, composto por uma grande quantidade de materiais, tornando urgente a implementação de medidas para prevenir furtos, danos e extravios”, diz o documento.
Outro ponto é que a realização do processo de inventário se torna desafiadora, conforme a justificativa, devido ao tamanho do acervo, que possui mais de 22 mil itens.
“Entre 2021 e 2024, observou-se um significativo aumento no número de pendências decorrentes dos inventários. Esse incremento não se deve à ausência dos itens no acervo, mas sim à inadequação do sistema de gerenciamento atual”, argumenta o edital.
Entre as dificuldades de gestão citadas estão o constante fluxo de materiais (empréstimos, devoluções, novas aquisições e atualizações técnicas), a divisão do acervo em três locais distintos por questões de espaço e a dificuldade de acesso a alguns materiais como prateleiras altas ou livros em outras unidades.
A sessão pública da contratação ocorrerá no dia 23 de agosto, às 9h30.
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar
Compartilhe: