Algumas das praias mais bonitas do Brasil estão em Fernando de Noronha. Ninguém discorda. Há quem crave Baía do Sancho na cabeça e a maioria vai concordar ou ficar em dúvida, pois também tem Cacimba do Padre, Conceição, Sueste, Baía dos Porcos… É uma briga boa, cujo resultado não faz a menor diferença.
Pense em um destino dos sonhos e com certeza Noronha estará nas primeiras colocações da lista. Rankings servem apenas para gerar cliques (gostamos), pelejas saudáveis, disputas entre bonitos e belos, e engajamento. Falem de mim, mesmo em segundo lugar.
Dito isso, bem-vindos ao paraíso. Paraíso cheio de regras e com custo alto sim, mas ainda assim um senhor paraíso – e como ele não há outro. Se fosse logo ali, só pulando uma cerquinha, o destino não ia ser tão paradisíaco. Porque o Turismo de massa desfigura o destino, porque o que é fácil não é tão valorizado (mas as obras do aeroporto podiam acabar logo, não é mesmo?), porque boa parte do glamour de uma ilha (ou arquipélago) está em ser uma ilha. Porque Turismo é preservação e Noronha, graças a Deus e a todos nós, do Turismo, está preservada.
E já que o investimento é alto, o acesso requer pelo menos uma escala (tipo São Paulo-Recife-Noronha, com a Azul Linhas Aéreas) – ou seja, não é uma ponte aérea – e que queremos mais que fotos no Instagram (queremos? Simmmm), seguem algumas dicas para que você, agente de viagens, consultor, curador, especialista nos sonhos de seu cliente, possa realmente entregar a ele a viagem… dos sonhos. O local ajuda e muito. Mas sozinho, sem a sua expertise, pode se tornar “apenas” mais um ranking de praias bonitas e de difícil acesso (nem todas tão difícil assim, vale destacar).
1 – É o paraíso.
- Fernando de Noronha é o local ideal para quem quer praia e natureza em seu estado mais belo. Quase intocadas. Não faltarão belas praias no roteiro, mas recomendamos calma. Uma espécie de slow travel, que pode ter doses de adrenalina (nos esportes, nos passeios), mas também de bem-estar, de encontros inesperados com a fauna local, ou com você mesmo.
- Diante de tanta beleza, não tem como parar e pensar um pouquinho na vida. Até que um golfinho pula acolá e voltamos a ser turistas privilegiados. Não queira visitar a ilha toda em um dia (e vão te oferecer isso). Vá no seu ritmo e deguste o destino.
2 – Fuja da quantidade.
- Sancho, Bode, Conceição, Cacimba, Sueste, Atalaia… Cada praia em Noronha tem sua particularidade – que vai do acesso à vista, da balneabilidade à presença de vida marinha, se é mar de dentro (voltado para o Brasil) ou de fora (que leva à África). Há sim o desejo de conhecer todas, mas em Noronha não será a quantidade que fará o diferencial. Para o turista que só pensa nos stories do Instagram (ou seja, cuja memória dura menos de 24 horas), pode até ser. Mas para o que vai voltar na sua agência e vai fazer de Noronha seu porto seguro (sem trocadilhos) para momentos especiais, é preciso ir além.
- E isso só se consegue com o mantra de dez em dez vendedores: conhecendo seu cliente. Não deixe ele chegar na ilha sem uma sugestão de roteiro e atividades e experiências bem amarradas.
- Veja que falamos em experiências e não em tours e passeios. No caso de Noronha menos (mais tempo nas praias, por exemplo – e menos praias por dia) definitivamente é mais. E o mais passa por ter as atividades certas para cada cliente.
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
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3 – Dito isso: invista nas experiências.
- Se somos pessoas diversas e diferentes. Se temos gostos e histórias únicos. Se somos indivíduos… por que juntar todo mundo em um tour só pela ilha, parando para tirar fotos a cada dez minutos? Não. Fuja dos tours pré-formatados (ou tente, pois todo mundo vai te oferecer um, na primeira oportunidade).
- Fatie o famoso Ilhatour em vários. Fique mais dias. Passe mais tempo nos lugares.
- Converse com seu cliente e depois com seu receptivo. No nosso caso, a Atalaia Turismo, parte da Luck Receptivo, referencial em todo o Nordeste.
- Pergunte das trilhas, pois você tem passageiro mais ativo.
- Pergunte da gastronomia, pois tem cliente curioso.
- Pergunte do que fazer na praia e de repente, seu cliente vai ser recebido por um piquenique na Praia do Bode, ou um barco privativo para um dia inteiro explorando, com calma (e catering) os recantos locais.
- Pergunte da preservação ambiental.
- Faça com que o interesse particular do seu cliente gere uma experiência incrível para ele, que não está no menu de tours no site da Atalaia, mas que Edna Moura e Hayrton Almeida, sócios da empresa, vão ter o maior prazer (e conhecimento) em descobrir para você, e tornar realidade. Conhecimento é a chave em Noronha e esse casal está lá há décadas, levantando as bandeiras certas.
- Sim, há os momentos mais turísticos, como tirar fotos nos mirantes. E isso faz parte. Mas não precisamos estar todos ao mesmo tempo em todos os lugares.
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Hayrton Almeida, da Atalaia Noronha, Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, Edna Moura, da Atalaia Noronha, Ana Rosa Luck, da Luck Receptivo e
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Giulliana Mesquita, da Azul Viagens
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Mimo da Pousada Estrela do Mar
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Mimo da Pousada Estrela do Mar
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Gustavo e Ana Rosa Luck, com Artur Luiz Andrade
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Jantar na Pousada Zé Maria
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Edna Moura e Hayrton Almeida, da Atalaia Noronha
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Hayrton Almeida, Ana Rosa e Gustavo Luck preparam almoço a bordo do barco exclusivo para o grupo, que incluiu Artur Luiz Andrade e Rafael Amorim
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Prancha Sub
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Forte Noronha
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Silvia Souza e Lalá, guias da Atalaia Noronha
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Lalá com Gustavo e Ana Rosa Luck
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Ana Rosa Luck e Caio Almeida, da Alto da Ilha Pousadas, com cerca de 40 quartos em Noronha
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Jantar na nova casa do chef Auricelio
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Iguaria do chef Auricélio
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Iguaria do chef Auricélio
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Jantar na nova casa do chef Auricelio
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Nova casa do chef Auricelio
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Nova casa do chef Auricelio
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Nova casa do chef Auricelio
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Forte Noronha
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Prancha sub
4 – Mostre valor.
- Na ponta do lápis, é uma viagem cara. A comida tem preço até maior que São Paulo. O aéreo, como em todo o País, vai estar proibitivo nas datas comemorativas nacionais. A hospedagem pode chegar a padrões de alto luxo. Para circular pela maioria dos atrativos é preciso pagar. E ninguém vai a Noronha para ficar 2 ou 3 dias (se for, não deixe. Venda uns diazinhos a mais).
- Fernando de Noronha é um destino para imersão. Para degustar no seu ritmo, que, ao chegar lá, vai dar uma desacelerada natural. Mesmo que você opte pelos esportes radicais.
- Não some tudo e apresente a conta de uma vez. Vá apresentando o valor de cada experiência. Os momentos incríveis e únicos que seu cliente vai viver nesse paraíso. Mostre fotos, vídeos, conte histórias pessoais, mostre as celebridades, fale do surubão de Noronha…tudo vai abrindo caminhos na mente (e na carteira) do cliente.
- Dá para fazer tantas coisas para surpreender seus passageiros (do mimo personalizado no quarto, a um jantar preparado por um dos chefs sensação, até um pôr do sol diferente a cada fim de dia).
Eu lembro de um safári na África do Sul, quando o guia me perguntou meu animal preferido, e eu disse que gostaria muito de ver hipopótamos. Pois ele ao fim do tour, parou o carro perto de um rio, levou o grupo em silêncio e nos deparamos, ao pôr do sol, com um grupo enorme de hipopótamos submersos, só com as orelhinhas e parte da cabeça para fora. Inesquecível.
Descubra quais são os hipopótamos de seu cliente em Noronha, e plante a semente do encantamento. A promessa é de árvores frutíferas.
5. É praia, mas não é só praia.
- Não tem como fugir das praias, e nem queremos. E elas são vistas de todos os ângulos: do alto, do mar, do fundo do mar, da areia, de um restaurante… Essa diversidade é importante. Experimentar as praias ao máximo, em todas as suas possibilidades.
- Mas Fernando de Noronha não se limita ao prazer de desfrutar do mar e do sol. Durante o passeio de barco, dá para mergulhar (com snorkel ou prancha sub), aprender sobre a geografia e fauna da região, relaxar em espreguiçadeiras, ou fica apreciando a paisagem enquanto come um peixe à moda.
- A gastronomia é outro ponto alto. Há os chefs estrelas de Noronha, como Zé Maria (da pousada de mesmo nome), que faz um jantar show de cair o queixo, ou Auricélio Romão, que tem uma casa nova para uma experiência gourmet exclusiva.
- Há restaurantes badalados e excelentes (Museu Tubarões e Bar dos Mares, na Ponta da Air France, entre eles);
- há o Forte Noronha (@fortenoronha), que virou point e com música ao vivo em diversas noites (e um dos melhores locais para o pôr do sol), além de espaço para eventos e boas refeições;
- há a vida comum de uma cidade pequena, com visita à igrejinha, mirantes, praça com o melhor sorvete do mundo (Gelato Paradiso)…
- Exagero? Acho que não, mas Noronha tem esse dom de tornar tudo superlativo. Melhor. E a visita de qualquer turista tem de ter o mesmo impulso.
6. Esportes e afins
- Canoa havaiana no nascer do sol. Surfe. Mergulho profissional. Mergulho recreativo (e dá pra ver muitos animais na Praia do Porto, de onde saem os passeios). Trilhas. Prancha sub. Bike.
- Dá para montar um roteiro só com esportes ou com muita atividade esportiva para seu cliente. O cenário de Noronha facilita isso.
- Mas também é possível ir além e, por que não?, ter um roteiro focado no bem-estar. Wellness está em alta e é uma indústria que só cresce. Meditação, tratamentos, spas, retiros, saúde mental, alimentação saudável… Tem lugar melhor que Noronha para isso?
- Conhecimento, especialidades, hobbies… Não há limites para roteiros personalizados (desde que os insumos possam ser transportados até a ilha, claro). Saia da mesmice e personalize. Noronha pede isso. Deixe o menu de passeios para outros portos (sem trocadilhos).
A PANROTAS viajou a convite da Azul Viagens, Alto da Ilha Pousadas e Atalaia Noronha/Luck Receptivo.
Onde se hospedar em Noronha?
Alto da Ilha Pousadas
O luxo está presente em Noronha em marcas como as pousadas EcoCharme, o Nannai e a Pousada Maravilha. Há também as charmosas e aconchegantes e as que se originaram na casa dos habitantes – e foi assim que tudo começou.
Quem está há muito tempo nesse mercado e é especialistas em hospitalidade no Nordeste é a Luck Receptivo, que na ilha usa a marca Atalaia, em sociedade com Hayrton Almeida e Edna Moura.
Dessa parceria nasceu a Alto da Ilha Pousadas, de Ana Rosa Luck e Caio Almeida, que administra quatro unidades em Noronha, todas com aquele toque familiar e o conforto necessário como base para os passeios e experiências na ilha.
São cerca de 40 apartamentos e suítes divididos nas pousadas Alto da Vila, Alto da Floresta, Estrela do Mar e a novíssima Estrela Lunar, que foi completamente renovada depois que a dupla assumiu e abriu as portas recentemente.
O atendimento com a expertise local, a parceria com a Atalaia nos passeios, café da manhã e chá da tarde inclusos com as guloseimas que esperamos (de tapioca a bolo da moça), os belos jardins com redário, a localização e o conforto dos quartos são diferenciais.
E saber com quem estamos falando. No Turismo, relacionamento resolve boa parte dos perrengues possíveis e é garantia de cliente satisfeito.
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Boas-vindas na Estrela do Mar
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Pousada Alto da Flores
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Pousada Alto da Floresta
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Ana Rosa Luck e Paula Acioly, da Alto da Ilha Pousadas, em frente à pousada Alto da Vila
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Alto da Vila
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Pousada Alto da Foresta
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Estrela do Mar Pousada
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Estrela do Mar Pousada
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Pousada Estrela do Mar
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Pousada Estrela do Mar
Saiba mais em altodailhapousadas.com.br, reservas@altodailha.com.br e @altodailhapousadas, no Instagram.
Azul Viagens em Fernando de Noronha
A Azul Viagens terá 275 voos chegando e partindo do Recife durante a alta temporada de 2024/2025, entre dezembro e fevereiro. A cidade é o terceiro maior hub da Azul Linhas Aéreas, e facilita o acesso a uma ampla rede de destinos nacionais e internacionais. Um deles é Fernando de Noronha, rota liderada pela Azul.
De janeiro a agosto deste ano, segundo a gerente de Produtos da operadora, Giulliana Mesquita, as vendas da empresa para Noronha cresceram 114%. E o número de passageiros 122%.
As principais bases emissoras (das vendas B2B da Azul Viagens) são Recife, João Pessoa, Mossoró (RN), Maceió, Belo Horizonte, Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Paulo e Curitiba.
Os passeios mais vendidos pela Azul Viagens em Noronha são: Ilhatur (que mostra os principais atrativos da ilha em um dia), Passeio de Barco (regular) e Barco Entardecer.
“O foco agora é trabalhar produtos tematizados, de vivências e experiências. Temos como exemplo prático a corrida de rua 21K de Noronha. As pessoas buscam hoje viagens que tenham um propósito e que a volta pra casa seja marcada por uma vivência/superação. Assim como experiências focadas em entretenimento ou em aprendizado. Desta forma, hoje temos o Turismo de prateleira, o Turismo de experiência/tematizado e o Turismo customizado e praticamente exclusivo”, analisa Giulliana, que quer todo esse leque de visitantes em Noronha, com a Azul Viagens.
Giulliana Mesquita, Azul Viagens
Voos Azul
A maioria dos voos com destino à capital pernambucana é proveniente de São Paulo, tanto do interior quanto da capital paulista, em um total de 114 operações. Os aviões vão partir de Congonhas (18), Presidente Prudente (9), Ribeirão Preto (26), São José do Rio Preto (26), Bauru (9) e Campinas (26).
O Nordeste vem em segundo lugar com 51 voos com destino a Recife. Serão 25 decolagens de Fernando de Noronha (PE), 17 de Fortaleza (CE) e 9 de Natal (RN).
“Esperamos uma boa procura para a alta temporada e por isso reforçamos os voos dedicados nas regiões onde percebemos esse movimento, com maior oferta de assentos”, finaliza Giulliana Mesquita.
Atalaia é o receptivo em Noronha
Com 16 veículos na ilha, incluindo três micro-ônibus, vans e 4×4 para os tours mais radicais pela ilha, a Atalaia Turismo é o braço da Luck Receptivo em Fernando de Noronha.
O menu de passeios e atividades é completo, mas invista nas experiências personalizadas para seus clientes. Edna Moura e Hayrton Almeida estão há 32 anos à frente do negócio e conhecem o destino como poucos, além de respeitarem o santuário e serem mestres na hospitalidade.
Se você for bom de negociação, vai conseguir até um almoço especial na casa deles, com direito a um arroz de polvo que só Hayrton sabe fazer.
Do Forte Noronha aos recantos mais sagrados do destino, a Atalaia sabe como fazer da viagem de seu cliente um momento realmente que irá durar para sempre – com o desejo de voltar muitas vezes.
Use e abuse do receptivo para mimos para seus clientes, surpresas no meio do caminho, roteiros únicos e a melhor gastronomia local. E além do arroz de polvo, pode ser que Hayrton te acompanhe para um mergulho profissional… Roteiro completo. Experiência além da conta.
Saiba mais em www.atalaianoronha.com.br.
Essa matéria faz parte do Guia de Férias 2024/2025, que será distribuído na Abav Expo, no Estande PANROTAS, mas que você pode ler inteiro agora, logo abaixo: