Fim de ano é sinônimo de presente e, para quem empreende, expectativa de muitas vendas. Após o recorde de faturamento da Black Friday 2024, de cerca de R$ 8 bilhões, as festas de fim de ano são oportunidades para novos negócios. Desde outubro, o comércio concentra eventos que alavancam as vendas no período.
Temos o Halloween, depois a Black Friday, depois Natal e o Réveillon e, na sequência, as férias de janeiro. Isso tudo movimenta bastante a economia como um todo. Os pequenos negócios são bem impactados com essa movimentação. É o momento que o empreendedor tem para tirar o atraso de um ano eventualmente difícil em vendas.
Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto
Alguns setores são mais impactados pelo período, como empresas que organizam festas, eventos e buffets. Além disso, os negócios que vendem linha de presentes e os supermercados são mais procurados no fim de ano. “As perspectivas são bem positivas e há muito otimismo do comércio em geral para que a gente faça boas vendas”, resume Enio.
Segundo o gerente, muitas pessoas optam por receber uma experiência, ao invés de um presente. Saltos de paraquedas, viagens rápidas, pequenas excursões, trilhas, dia no spa, são algumas alternativas para sair da rotina e que geram impacto em novos segmentos da economia.
Sucesso planejado
Para aproveitar esse momento, é muito importante um bom planejamento. Analisar o desempenho dos anos anteriores e do atual, avaliar o crescimento e os desafios do segmento são fundamentais para não levar sustos. Para isso, é preciso ficar atento a quatro fatores: time, estoque, fidelização e capacitação. Confira as dicas do Enio Pinto para seu negócio:
- Time treinado e motivado
“A gente estimula muito que o empreendedor faça uma questão de comissionamento evolutivo, à medida que o seu quadro de vendedores vá conquistando algumas metas. As comissões devem ser melhoradas para estimular a bater metas sequenciadas”, avalia. - Estoque negociado
“Não se iluda que você vai comprar caro e sem qualidade e vai vender barato com qualidade, isso não existe. Só vende bem quem compra bem. Então, é fundamental negociar preços, prontidão e qualidade com fornecedor, mas também tentar o parcelamento das suas compras e até compras em consignação”, ressalta. - Fidelização é conhecer o cliente
“Faça a gestão dos cadastros obtidos durante esse período de fim de ano. Depois, é só voltar a ativá-los, levando para o cliente produtos relevantes, de acordo com o histórico de compras. Então, se meu cliente habitualmente comprou uma linha de produto, eu vou acioná-lo no futuro sugerindo produtos convergentes e complementares”, indica. - Capacitação para todos
“É fundamental que você faça uma lapidação permanente de atitudes e comportamento, seu e do seu time. Busque um curso na linha comportamental do consumidor e, dentro do portfólio do Sebrae, o Empretec. Outra sugestão de capacitação é na linha de vendas pela internet. Eu sugiro que você faça o Up Digital, que pode acessado, inclusive, de maneira remota”, destaca.