11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Foco no Varejo reúne empresários para encerramento de ano com insights e estratégias | ASN Paraná

Foco no Varejo reúne empresários para encerramento de ano com insights e estratégias | ASN Paraná

O evento “Foco no Varejo” reuniu, nesta terça-feira (5), empresários de Cascavel e de toda a região oeste do Paraná, como Toledo, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, entre outras cidades, que ao longo de 2024 participaram de cursos, programas e capacitações voltadas para o segmento do varejo. Promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, o encontro foi marcado por reflexões sobre as transformações do setor e as perspectivas para o próximo ano, reforçando o compromisso com a inovação e o desenvolvimento do comércio local.

Palestra reuniu empreendedores de toda a região. Fotos: Colorshin

Augusto Stein, gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, ressaltou a importância do evento para os empreendedores da região.

“O Foco é um evento tradicional que realizamos junto à Fecomércio PR e que já está na agenda dos empreendedores do segmento do varejo na região. É mais uma oportunidade de conversarmos e abordarmos o que está vindo pela frente, aproveitando o encerramento de 2024 que, de forma muito especial, teve um diferencial: o Programa Comércio Inteligente, desenvolvido em parceria com várias entidades e a Prefeitura Municipal de Cascavel. Encaramos esse desafio de levar inovação para a área da Avenida Carlos Gomes e tivemos um primeiro ano muito produtivo. Então, o Foco é um convite para celebrarmos tudo o que conquistamos e planejar, de certa forma, o que vem por aí”, comentou Stein.

Augusto Stein enfatizou o papel do Foco no calendário dos empreendedores.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste do Paraná (Sinfarma) e representante da Fecomércio PR, Nelcir Ferro, também destacou o trabalho de capacitação ao longo do ano e a parceria contínua com o Sebrae/PR.

“Quero aproveitar o evento para parabenizar a todos os empresários que buscaram capacitação junto ao Sebrae/PR, a Fecomércio e outros parceiros. Estamos sempre juntos e tenho certeza de que foi um ano proveitoso e que terão ainda mais sucesso na jornada. Somos muito felizes por essa parceria porque, por meio dela, conseguimos ajudar os empreendedores e é isso que queremos: empresas mais fortes, gerando mais renda e empregos”, afirmou.

Sua atenção foi hackeada: reflexões de Genesson Honorato

Um dos destaques do evento foi a palestra intitulada “Sua atenção foi hackeada”, com o especialista Genesson Honorato. Em uma apresentação dinâmica e reflexiva, ele convidou os participantes a repensarem as relações com a tecnologia, enfatizando que, apesar de todos os avanços, uma das maiores tendências para os próximos anos está muito conectada com algo mais humano.

“Estamos vivendo num mundo extremamente complexo, mas muito empolgante. O grande problema é quando nos perdermos dele, que é o que acontece, já que passamos mais da metade das nossas vidas ligados à uma tela. Ouço muita gente me falando que o tempo está passando mais rápido, mas ele passa da mesma forma, a diferença é que nós não estamos prestando atenção”, iniciou.

Apresentando conceitos como o de mundo BANI (sigla em inglês que faz alusão a uma nova era, onde o mundo é frágil, ansioso, não linear e incompreensível), pós-verdades e infotoxicação (intoxicação causada pelo excesso de informações), Genesson quebrou expectativas, dizendo que, na verdade, a maior tendência para os próximos anos está bem longe de ser high-tech.

Mundo BANI e novas formatações sociais foram destaque da palestra.

“Nós estamos dando o nosso tempo para o Vale do Silício. E aí eu preciso questionar vocês: do que é que a gente mais sente saudade? Não é de novas tecnologias, é de gente. Por isso que depois de percorrer pelo vale das sombras trazendo todos os perigos desse ‘hackeamento’ da nossa atenção, eu trago uma luz: para mudarmos e sermos diferentes, nosso maior ativo é a humanidade”, enfatizou.

Nesse sentido, Genesson reforçou que um dos maiores diferenciais competitivos, em especial no varejo, onde o contato entre as pessoas é muito consistente, é o sorriso no rosto, a satisfação em fazer o que se faz e o bom atendimento.

“Falamos de economia da atenção, mas também precisamos falar da economia da felicidade. Estarmos atentos, focados no momento presente e absorvendo aquilo que realmente importa é um diferencial. O contato e as conexões reais entre seres humanos vão ser decisivos para criar relações mais sólidas entre marcas e consumidores”, concluiu.

Oportunidade e reflexão

O empresário Augusto Miguel da Silva Neto, de Cascavel, participou do evento. Ele é proprietário de um restaurante na cidade e conta que desde o começo da empresa, buscou o apoio do Sebrae/PR. No Foco, tinha o objetivo de adquirir ainda mais conhecimento para os negócios.

“Os eventos do Sebrae/PR englobam muitos temas, então sempre que dá eu venho para ver se consigo levar mais alguma novidade comigo. Hoje, nessa imersão sobre o hackeamento da atenção, me despertei para sair um pouco do celular e focar mais nas pessoas. Como trabalho com atendimento ao público, é difícil a gente se conectar com todos, mas a palestra me deu algumas ideias para melhorar isso”, indica.

Regina Elaine Sartori, também de Cascavel, é de outro segmento: ela é proprietária de uma marca de calçados comercializados em todo o País. Para ela, a dualidade entre conexão humana e digital é uma questão importante e, por isso, a palestra foi bem aproveitada.

“O Genesson só falou verdades, muitas delas que eu concordo, inclusive. Tanto que ao vir em eventos como esse, já nem trago celular que é para focar 100% no conteúdo. Mas por ser uma empresa pequena, preciso me conectar mais digitalmente e, como faço um pouco de tudo, percebo dificuldades. O conteúdo do Genesson me ajudou a pensar no que eu posso delegar e como eu posso aprimorar esse aproveitamento de tempo, tanto meu quanto do cliente. Já é um insight que me ajuda a programar 2025”, relata.

Maria Alice dos Santos Ptkowacz é produtora de mídia em Quedas do Iguaçu e fez questão de marcar presença no Foco. O evento, segundo ela, ajuda a abrir a mente e dar novas ideias para o próximo ano.

“É engraçado porque eu mesma fui hackeada para a palestra: vim procurar uma coisa e encontrei outra. Percebi que eu me sobrecarrego, capto muita informação pensando sempre nos clientes, mas isso muitas vezes me paralisa. O Genesson ajudou a virar uma chave porque o que ele falou sobre recebermos informações demais, sentirmos que precisamos de tudo e, na verdade, usarmos muito pouco disso é real. Volto com algumas ideias de como organizar isso melhor e programando como reiniciar no ano que vem”, pontua.

Foco

Além da palestra com Genesson, os participantes do Foco também tiveram acesso a uma programação integrada, com espaços interativos e lançamento de novidades. Para isso, ao final do evento, as startups Maker, Manfing e To all Meta realizaram um pitch (apresentação rápida e dinâmica sobre as soluções que a startup traz para o mercado). Também houve a presença da especialista em inovação, Ivy Cristiny.

No evento, participantes puderam interagir com várias soluções tecnológicas.

Durante o evento, foi apresentada a assistente virtual projetada para a área reurbanizada da Carlos Gomes, a Caci. Como coapresentadora do evento, Caci explicou sobre a integração da tecnologia aos negócios e conduziu os visitantes no tour virtual projetado para a área, que possibilita que os cascavelenses e visitantes conheçam o antigo Centro de Cascavel com auxílio da tecnologia.

Caci, assistente virtual do antigo centro de Cascavel, foi apresentada durante o Foco.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vendas do comércio sergipano aumentaram 2,6% em setembro

No comparativo com setembro de 2023, observou-se acréscimo de 9,3% (Foto: Pixabay) Análise realizada pelo…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…