Representantes do setor de energias renováveis de todo o Brasil se reuniram no Fórum Sebrae de Energia Solar 2024. Com foco na energia solar fotovoltaica, o evento abordou temas e desafios atuais sobre o futuro e as possibilidades de uso de energias renováveis. O Fórum, realizado nesta terça (27) e quarta-feira (28), na Faculdade Sebrae em São Paulo, ocorreu simultaneamente ao Intersolar South America, maior feira e congresso da América Latina para o setor solar.
O Fórum Sebrae de Energia Solar é promovido pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis, do Sebrae-RN, em parceria com Sebrae-SP. Em sua terceira edição, o evento contou com cerca de 320 participantes e 10 expositores representando 21 estados brasileiros, entre eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Lorena Roosevelt, gerente do Polo de Energias Renováveis, localizado em Natal, mas com atuação em todo o Brasil, entende que o Fórum reforça o papel do Polo de gerar conteúdo, conexões e negócios, conectando uma ampla rede de interlocutores, parceiros e empresas em prol do desenvolvimento das energias renováveis, principalmente da energia solar fotovoltaica no país.
“Este ano, o Fórum chegou à sua terceira edição, com atenção especial à energia solar fotovoltaica, setor que conta com uma participação gigantesca de pequenos negócios, uma força vibrante que impulsiona a economia e promove a sustentabilidade no país. Através do fórum, promovemos diversos debates, oportunidades de negócios e inúmeras conexões, proporcionando um momento único de encontro entre pessoas com o propósito comum de trazer desenvolvimento ao país com base na economia verde”, destaca.
Para Cássio Maia, presidente da Associação Potiguar de Energias Renováveis, um dos aspectos mais interessantes desta edição foi a possibilidade de unir integradores de estados diferentes nas atividades do Fórum e da feira Intersolar, potencializando ambos os eventos.
“Foi extremamente interessante unir vários integradores de diferentes regiões para trocar experiências e boas práticas, desenvolvendo seus negócios com base nas competências dos outros. Essa interação teve um valor imenso e certamente resultará em sucesso”, ressalta Cássio Maia, presidente da Associação Potiguar de Energias Renováveis.
Da mesma forma, Diego Lisboa, gestor estadual da área de energia do Sebrae Minas, expressou satisfação e orgulho em participar do evento. “Tenho muito orgulho de participar de um evento como este, com tantos especialistas de referência nacional e internacional em um assunto tão inovador e em tendência. Este evento tem um significado enorme, uma causa muito nobre, pois muitas vezes as ações acontecem de forma isolada em cada estado, e aqui estamos tendo a oportunidade de unificar, contando com diversos empresários e diferentes perspectivas”, expõe.
Isaque Guanabara, CEO do Mercado Solar, também destacou o sucesso da parceria com o Sebrae no evento. “Os participantes que fizeram parte da trilha do Sebrae tiveram a oportunidade de retornar às suas bases com ainda mais conhecimento, incluindo insights dos bastidores, que os ajudarão a sair na frente e se destacar nos mercados de suas regiões”, pontua.
O Fórum Sebrae de Energia Solar 2024 consolidou-se como um dos principais eventos do setor, reunindo líderes, empresários e especialistas em um espaço de troca e inovação. Com os debates e conexões estabelecidos, o evento não apenas fortalece o setor de energias renováveis no Brasil, mas também pavimenta o caminho para novas parcerias e iniciativas que continuarão a impulsionar o crescimento sustentável do país.