Durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (18), o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PDT) leu uma nota oficial da Prefeitura de Arauá, em virtude do pronunciamento da deputada Kitty Lima (Cidadania) na última quarta-feira (17) sobre a transferência de animais daquele município para uma Ong em Aracaju.
No documento, a Prefeitura de Arauá destaca que vem a público manifestar repúdio às declarações da deputada. “As declarações da deputada Kitty Lima insinuam uma conduta irresponsável e ilegal por parte dessa administração municipal no que concerne à política do bem-estar animal. As acusações carecem de entendimento fático e jurídico desconsiderando o contexto integral e o que foi estabelecido, balizando as ações do município”, ressalta.
Garibalde Mendonça prosseguiu a leitura informando: “É imperioso esclarecer que as medidas adotadas pela Prefeitura de Arauá são fruto de um processo judicial devidamente instituído e acompanhado pelas autoridades competentes. Conforme audiência ocorrida no dia 18 de agosto de 2025, as ações do município estão pautadas na legalidade e na busca por ações efetivas para a causa animal. Durante a audiência que contou com a participação do Ministério Público de Sergipe e do próprio município de Arauá, a Sra Bárbara Waleska da Silva Brás, presidente da Ong Cão Feliz, foi devidamente ouvida como testemunha e relatou formalmente a impossibilidade de a entidade continuar prestando os devidos cuidados aos animais acolhidos dada a ausência estrutural e finaceira, comunicando a paralisação das atividades”, explica.
Garibalde citou ainda de acordo com a nota, diante desses relatos, o município de Arauá em consonância com o que foi apresentado, se comprometeu em promover a realocação dos cães que se encontravam sobre os cuidados da instituição.
“Essa medida foi amplamente debatida e acordada entre todos os participantes da assembleia judicial, visando garantir a integridade e a continuidade dos cuidados necessários aos animais, evitando que ficassem desamparados. A ata de audiência ressalta o compromisso do município a apresentar no prazo de 30 dias uma resposta quanto à demanda de políticas públicas direcionadas ao bem-estar animal. Foram acolhidos por José Newton dos Santos, oito felinos, e pela Ong Cão Feliz, nove cães. As alegações de despejo de animais ou de descumprimento de decisão judicial são improcedentes. As ações do município foram realizadas dentro de um compromisso assumido em sede judicial com anuência das partes envolvidas e em atenção à situação de vulnerabilidade dos animais e da Ong. A gestão municipal reitera o compromisso inabalável com a população e implementação de políticas públicas eficazes para a proteção animal sempre agindo com transparência e dentro dos ditames legais”, diz o documento.
“A Prefeitura de Arauá lamenta que uma questão de relevância social seja objeto de discursos populistas e desinformados, que em nada contribuem com soluções concretas e duradouras. Conclama-se todos os agentes políticos e a população em geral em buscarem a verdade dos fatos através dos canais oficiais e documentos públicos antes de proferir juízos precipitados”, finaliza a nota lida por Garibalde Mendonça no plenário da Alese.
Sem água
Garibalde também destacou a falta de água em Poço Redondo.
“Recebi uma demanda de Poço Redondo, na comunidade São Roque. Os moradores têm enfrentado grandes dificuldades por não terem ligação de rede de água. Hoje essas famílias precisam comprar água de caminhão-pipa para consumo, o que vem pesando no bolso”, observa.
O vice-presidente da Alese acrescentou que segundo os moradores, os serviços de tubulação já foram feitos. “Mas até agora a ligação da rede não foi executada. Eu apresentei uma Indicação aqui solicitando à Iguá a ligação dessa rede de água para a comunidade São Roque, pois água é vida, saúde e um direito de todos e eu solicito urgência à Iguá na solução dos problemas enfrentados por aquela população”, reitera.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese