A número 6 do mundo, a americana Coco Gauff, dominou a tcheca Karolína Muchová para vencer a final do Aberto da China, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3), conquistar o WTA 1000 disputado em Pequim e se tornar, neste domingo (6), a primeira a vencer cada uma das sete primeiras finais de quadra dura da WTA na Era Aberta.
Gauff conseguiu 24 winners em uma forte performance para conquistar o segundo título na atual temporada do tênis mundial após faturar o WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia, na primeira semana de janeiro.
Foi ainda o segundo título de WTA 1000 da carreira de Gauff, que vencera em Cincinnati no ano passado, ocasião em que também derrotou Muchová na final. A americana ainda ampliou o histórico contra a tcheca para 3 a 0 e chegou ao oitavo título em nove finais de WTA.
A vitória de Gauff sobre Muchová
Gauff havia perdido o primeiro set em três partidas consecutivas, mas a campeã do US Open de 2023 parecia determinada a contrariar a tendência, sacando para zero no primeiro game e quebrando o saque no início para abrir 2 a 0.
A americana continuou a desenvolver esse ímpeto e manteve o saque mais duas vezes, antes de quebrar novamente e abrir 5 a 1.
Depois de não perder nenhum ponto nos três primeiros games de serviço, algumas dúvidas surgiram quando Gauff foi forçada a defender um break point, mas conseguiu fechar o set com um forehand decisivo.
O saque de Gauff continuou a falhar no início do segundo set, levando a duas duplas faltas no primeiro game de serviço dela, quando Muchová quebrou para abrir 2 a 0, mas a americana respondeu aumentando a agressividade e se aproximando da rede para devolver a quebra imediatamente.
Muchová, que derrotou a atual campeã do Australian Open e do US Open, a bielorrussa Aryna Sabalenka, e a campeã olímpica em Paris 2024, a chinesa Zheng Qinwen, em rodadas anteriores, parecia desanimada após perder a vantagem e conquistou apenas dois pontos nos três games seguintes, vendo Gauff abrir 4 a 2.
A dupla trocou posses antes que Gauff garantisse a vitória ao quebrar o saque quando o backhand de Muchová foi longo no match point.
Mais do Aberto da China
Mais cedo, ainda neste domingo (6), as italianas e medalhistas de ouro na Olimpíada de Paris, Sara Errani e Jasmine Paolini, derrotaram a taiwanesa Chan Hao-Ching e a russa Veronika Kudermetova por 2 sets a 0 (duplo 6/4) na final de duplas femininas para ganhar o terceiro título do WTA Tour do ano.
Edição: Toby Davis e Gustavo Abraão, da CNN