O Ministério do Turismo anunciou nesta segunda-feira (11) que o Brasil terá 184 mil voos e 29,8 milhões de assentos disponíveis para o verão, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
A iniciativa faz parte do programa “Conheça o Brasil Voando”, uma parceria da pasta com as principais companhias aéreas do país para ampliar o acesso ao turismo e atender a crescente demanda durante as férias.
“Queremos facilitar a viagem para quem deseja conhecer o país e garantir mais conforto e opções de destinos para o brasileiro”, afirmou no lançamento da iniciativa o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Segundo o Mtur, as companhias aéreas se comprometeram a expandir a oferta de voos e assentos durante o verão, adicionando rotas e horários que reforçam a conexão com diversas regiões.
A Azul anunciou quase 4 mil voos extras de dezembro a fevereiro, um aumento de 12% em relação ao verão passado. A companhia priorizará os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), e implementará novas rotas para cidades como Manaus (AM) e Santarém (PA). Além disso, para atender à demanda, a empresa aumentará em 40% o número de assentos disponíveis, com frequências adicionais para destinos populares.
A LATAM também adicionará 2,3 mil voos extras na temporada de verão, com destaque para o Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). As novas frequências incluem partidas dos principais hubs da empresa, como os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e de Brasília (DF). “Estamos prontos para atender o aumento da procura, proporcionando mais acessibilidade e opções para o público”, informou a LATAM.
A GOL fortalecerá sua frota em várias rotas populares entre turistas, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Manaus. A companhia também anunciou cinco novos destinos para esta temporada, incluindo quatro internacionais: Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México), e Aruba. O único destino nacional entre as novas rotas será São José dos Campos, em São Paulo.
Vale destacar que a expansão não se limita ao território nacional. De acordo com o Ministério, a Azul passará a oferecer voos de ida e volta entre o Brasil e cidades internacionais como Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai), com operações de Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE). Além disso, haverá ligações entre Miami, nos Estados Unidos, e Belo Horizonte (MG). A LATAM, por sua vez, intensificará suas rotas para países como Argentina, Chile e Portugal, com o objetivo de fortalecer a presença do Brasil no mercado de turismo internacional.
O Nordeste brasileiro será destaque como porta de entrada para turistas internacionais. No Ceará, a oferta de voos crescerá 57,7%, com ligações entre Fortaleza e destinos como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Orlando e Miami (EUA).
Pernambuco também verá um aumento expressivo, com 42,7% mais voos conectando a capital, Recife, a Buenos Aires, Santiago, Assunção, Orlando e Miami. Em Brasília, a quantidade de assentos disponíveis será 36,8% maior, com voos conectando a capital a Santiago, Orlando, Miami, Lima (Peru), Cancún (México) e Bogotá (Colômbia).
Selo “Conheça o Brasil”
As companhias aéreas também aderiram à iniciativa de divulgar o programa em suas aeronaves: até 30% dos aviões terão o selo “Conheça o Brasil” nas portas, e 10% das aeronaves contarão com adesivos de paisagens brasileiras, como forma de estimular o turismo interno.
Além disso, mensagens de áudio durante os voos divulgarão destinos nacionais e incentivarão o público a explorar o país.