O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta quinta-feira (3) um investimento de R$ 6 bilhões para o desenvolvimento de hubs de hidrogênio, visando a descarbonização da indústria nacional.
O programa é uma parceria com o Climate Investment Funds, fundo internacional que financia projetos climáticos em países em desenvolvimento. Segundo o MME, o fundo irá disponibilizar financiamentos de baixo custo.
Após a abertura de chamada pública, o projeto selecionado irá receber o financiamento.
Um hub de hidrogênio é uma infraestrutura que concentra a produção, armazenamento e distribuição de hidrogênio, visando facilitar sua utilização como fonte de energia limpa.
Esse modelo é frequentemente utilizado para a descarbonização da indústria, já que o o hidrogênio pode substituir combustíveis fósseis em processos industriais, reduzindo emissões de gases de efeito estufa.
O marco legal do hidrogênio verde, que regulamenta a produção do setor, foi sancionado em agosto. A regulamentação foi comemorada por investidores e associações do segmento diante do potencial da iniciativa.
O Brasil é um dos países mais promissores na produção de hidrogênio verde, isso porque o hidrogênio com baixa emissão de carbono necessariamente deve ser produzido a partir de uma fonte renovável. A matriz energética do Brasil é 85% limpa.