Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • Governo de Sergipe e Petrobras Biocombustível discutem projetos para impulsionar o reaproveitamento de óleos residuais – Folha de Sergipe

Governo de Sergipe e Petrobras Biocombustível discutem projetos para impulsionar o reaproveitamento de óleos residuais – Folha de Sergipe

Além de contribuir para transição energética, parceria deve abrir possibilidades para que o Estado amplie receitas e fomente a geração de emprego e renda

O Governo do Estado e a Petrobras Biocombustível (PBio) estão estudando formas de impulsionar o reaproveitamento de óleos e gorduras residuais (OGRs) em Sergipe. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 29, no Palácio dos Despachos, em Aracaju, foram discutidos os arranjos iniciais da parceria, que, além de contribuir para transição energética, deve abrir possibilidades para que o Estado amplie receitas e fomente a geração de emprego e renda.

Parceira histórica do Governo de Sergipe, a Petrobras Biocombustível já teve uma atuação bastante forte no estado, com uma mobilização que chegou a contar com cerca de seis mil agricultores fornecendo insumos para a produção de biocombustível. “Essa primeira reunião também marca uma reaproximação entre a PBio e o Governo de Sergipe, com o objetivo de retomar projetos que valorizam a economia circular, que abrem novas oportunidades de geração de riquezas e contribuem para a transição energética do país”, explica o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo.

A proposta é que o Governo de Sergipe realize levantamentos para identificar o potencial de produção e coleta de óleos e gorduras residuais no estado, tanto domésticos, a exemplo de óleos de frituras, como comerciais e industriais, coletados de curtumes, laticínios, abatedouros, fábricas de polpas de frutas e de coco, por exemplo. “De posse dessa análise, o Governo do Estado e a PBio vão montar estratégias de comercialização, em que o Estado identifica, indica e ajuda a organizar a cadeia produtiva, enquanto a PBio assegura a aquisição desse óleo de gordura residual para a produção de biodiesel”, complementa o diretor-presidente da PBio, Danilo de Siqueira.

Mobilização
Como desdobramento desse primeiro contato, ainda durante a reunião, ficou acordada a realização de um evento conjunto, até o final deste ano, em Sergipe, com o objetivo de mobilizar a sociedade, cooperativas de catadores e as indústrias para as perspectivas com o reaproveitamento dos OGRs no estado para produção de biodiesel.

A PBio conta com duas usinas de biodiesel em atividade no país, uma em Montes Claros (MG) e outra em Candeias (BA), com capacidade para fabricar pouco mais de 500 mil metros cúbicos (m³) de biocombustível por ano. Em 2023, a empresa entregou um total de 91 mil m³ aos distribuidores.

Presenças
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles; o presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade; o secretário-executivo da Seteem, Rafael Melo; e o prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento, também participaram da reunião.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar recupera duas motocicletas roubadas no Bairro Santa Maria – P.M.S.E.

A Força Tática do 1º Batalhão (1º BPM) recuperou duas motocicletas roubadas na madrugada desta…

Emília reassume Prefeitura de Aracaju após licença de 10 dias

Emília reassume Prefeitura de Aracaju após licença de 10 dias (Foto: Diane Queiroz/PMA)…

Triple Red hot 777 Position Play On the internet free of charge

Posts Slot Company Gamble More Ports Away from GameArt No Download Harbors The newest website…