Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governo de Sergipe empossa Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano – FaxAju

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), promoveu nesta quinta-feira, 8, a posse dos novos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano (Cedurb), em solenidade realizada no Palácio Governador Augusto Franco. O evento formaliza o resultado da votação que ocorreu durante a etapa estadual da 6ª Conferência das Cidades, realizada em agosto de 2025, que selecionou a comissão de 78 pessoas para compor o Conselho.

O Conselho tem como finalidade formular, debater, aprovar, acompanhar e avaliar as diretrizes da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, promovendo a integração das políticas setoriais de habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana, com ampla participação da sociedade civil e dos entes governamentais. A solenidade empossou os 39 integrantes titulares e seus respectivos suplentes, formando uma equipe composta por representantes da União, do Governo de Sergipe e dos municípios, e lideranças de Organizações não Governamentais (ONGs), sindicatos, empresários e acadêmicos.

A posse do Cedurb marca não apenas a sua instalação formal, mas inaugura um novo ciclo de fortalecimento da política urbana estadual, fundamentado na gestão democrática, na integração institucional e no alinhamento estratégico do planejamento urbano, em consonância com o processo de modernização da administração pública estadual. O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, ressaltou a importância da iniciativa.

“O Conselho é fruto de um processo construído a partir da 6ª Conferência Estadual das Cidades e que agora adquire um caráter formal, fazendo com que o Estado possa se valer do diálogo plural, transparente e democrático em todos os segmentos, que juntos possamos construir políticas que assegurarão desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade para aqueles que vivem no ambiente urbano”, enfatizou.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a retomada do Conselho abre espaço para um debate plural entre sociedade civil e entes governamentais. “Depois de um tempo desativado e sem as políticas públicas serem discutidas da forma que deve ser, de forma aberta e transparente na sociedade, agora o Conselho volta a funcionar e nós teremos a oportunidade de debater com representantes do Estado, sociedade civil e seus vários segmentos”, explicou.

A subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana da Seplan, Danilla Andrade, classificou a comissão como uma ferramenta de gestão democrática, responsável por integrar o desenvolvimento urbano do Estado, uma vez que os diversos setores, em constante contato, conseguem formular alternativas em conjunto visando um objetivo comum.

“A instalação do Cedurb garante o diálogo e a construção coletiva. Por meio dele, é possível articular o poder público e a sociedade civil na formulação de políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e alinhadas às reais necessidades dos territórios, gerando ganhos tanto para a gestão pública quanto para quem está na ponta. Ao compreender as diferentes políticas públicas e as demandas de cada cidade, conseguimos construir ações que absorvem as realidades locais e alcançam de forma mais efetiva toda a população”, pontuou a subsecretária.

Sobre o Cedurb

Alinhado ao Estatuto das Cidades do Governo Federal, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano (Cedurb) foi instituído em 2011 com o objetivo de formular, dialogar e garantir a implementação adequada da política estadual de desenvolvimento urbano. Composto por uma comissão que inclui representantes do governo e da sociedade civil, o grupo também possui caráter consultivo e orientador em relação a temas como habitação, saneamento ambiental, mobilidade e transporte.

Além disso, é de responsabilidade do Conselho a organização das etapas estaduais da Conferência das Cidades, o acompanhamento dos conselhos municipais e a promoção de pesquisas e programas de assistência.

Representante da Central de Movimentos Populares e membro do Ceturb como titular, Cristiano Conceição exaltou o impacto positivo do grupo. “O Conselho é fundamental para manter o diálogo entre os movimentos sociais e o poder executivo na hora de construir políticas de desenvolvimento social, políticas que melhoram a vida do cidadão. O Governo e os movimentos sociais estão de parabéns por essa construção”, afirmou.

Foto: Robert Silva/Seplan

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

veja regras e boatos da isenção do Imposto de Renda – RO Acontece

A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que entrou em vigor em 2026,…

22ª Edição da “Operação Força Total” – Polícias Militares a Serviço do Brasil – P.M.S.E.

A Polícia Militar de Sergipe participou ativamente da 22ª Edição da “Operação Força Total” –…

Consulta pública do Plano Estadual de Ações Climáticas segue até o sábado

A consulta é aberta a gestores públicos, representantes do setor produtivo, instituições e sociedade em…