Foram entregues nesta terça-feira, 16, os certificados às alunas que concluíram os cursos de ‘Assentadora de revestimentos cerâmicos’ e ‘Carpinteira polivalente de obras’ ofertados exclusivamente para mulheres por meio do projeto Elas Constroem. A iniciativa é uma ação promovida pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado Políticas para as Mulheres (SPM) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Realizado em parceria com a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp Sergipe) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Sergipe, o ‘Elas Constroem’ tem o objetivo de promover a inclusão feminina no setor da construção civil, ampliando a qualificação profissional e gerando novas oportunidades de emprego.
Na cerimônia, 37 mulheres receberam os certificados dos cursos, que tiveram duração de dois meses. As aulas foram realizadas na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), em Aracaju. Além da oferta de vale-transporte, foram disponibilizadas para as alunas, por meio da Seteem, bolsas de R$ 500, além do cadastro das participantes na plataforma digital GO Sergipe, ferramenta que conecta trabalhadores e empregadores, garantindo acesso a futuras contratações.
A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, pontuou as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas para garantir oportunidades de qualificação para as mulheres visando a inserção no mercado de trabalho. “Já vencemos várias barreiras e estamos fazendo isso também na construção civil. E quando se juntam o poder público, a iniciativa privada e pessoas bem intencionadas, as coisas tendem a dar certo. Hoje, elas recebem os certificados que irão abrir caminhos para novas oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, a conquista de autonomia financeira e protagonismo”, salientou.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, ressaltou que o ‘Elas Constroem’ representa um passo significativo rumo à inclusão, à valorização e ao reconhecimento da força das mulheres no mercado de trabalho. “A construção civil, por muito tempo vista como um espaço masculino, agora abre as portas para que mulheres possam mostrar sua capacidade, sua técnica e sua determinação. A Seteem tem muito orgulho de apoiar essa iniciativa, garantindo apoio financeiro para que elas concluíssem a formação, além de oferecer oportunidades futuras por meio da GO Sergipe. Nosso compromisso é assegurar que cada participante saia do curso de qualificação com novas perspectivas de vida, de emprego e de renda”, afirmou.
Aprovação
As alunas reconheceram a importância da qualificação profissional para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. A contemplada Tatiana Gomes destacou o impacto positivo da ação. “Eu nunca imaginei pegar numa serra circular e hoje saio daqui como profissional de carpintaria. É muito gratificante saber que fiz parte dessa equipe, onde a gente abre um leque de oportunidades para outras mulheres se sentirem capazes de estarem onde elas quiserem”, declarou.
Já a aluna Márcia Madalena dos Santos ressaltou o amplo aprendizado no curso de revestimento cerâmico. “Aprendi muito sobre esta área de trabalho na construção civil, que para mim é uma coisa completamente nova. Achei maravilhoso o projeto por acolher e capacitar mulheres para a construção civil. Agora, com o certificado de conclusão, estou disponível para trabalhar futuramente na área”, enfatizou.
O diretor regional do Senai, Paulo Bergamini, reiterou a missão da instituição de formar pessoas e chamou atenção para a baixa evasão durante os cursos. “Essa qualificação pode ajudar no crescimento da renda familiar, criar independência e uma série de outras coisas boas que é possível conseguir com este primeiro passo. Desejo a essas mulheres o maior sucesso e que todas vocês consigam oportunidades e que vocês sigam adquirindo conhecimentos para agregar valor”, frisou.
A líder do projeto e representante da Aseopp Sergipe, Adriana Crepalde, parabenizou as alunas que concluíram os cursos voltados à formação de mão de obra feminina para a construção civil. “Trabalhar na construção civil não é fácil, mas vocês foram persistentes e tiraram de letra. Parabéns a cada uma de vocês, que merece tudo de melhor. Vocês conquistaram estar aqui através do empenho e porque viram que a qualificação pode dar a vocês um futuro e uma segurança melhor, além da esperança de novas portas se abrirem”, disse.
Foto: Ascom/SPM