O Grupamento Tático Aéreo (GTA) realizou o resgate de uma vítima que se acidentou durante uma trilha na Serra de Itabaiana. A operação foi conduzida pelo serviço aeromédico, que contou com a presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a bordo da aeronave do GTA. A operação foi realizada neste domingo, 4.
De acordo com o tenente-coronel Fernando Argollo, comandante da aeronave do GTA durante o resgate, o acionamento foi feito pelo Corpo de Bombeiros, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
A ação do GTA foi para o resgate de uma vítima que torceu o tornozelo durante uma trilha na Serra de Itabaiana. “Nós decolamos do aeroporto sabendo que o tempo era muito pequeno para chegar à serra, realizar a busca e definir a técnica que usaríamos para retirar a vítima de lá”, contextualizou o tenente-coronel.
O resgate levou em consideração a complexidade do cenário com aclives, arbustos, pedras soltas, o que sempre torna difícil o pouso da aeronave ou a aproximação da aeronave, conforme avaliou o tenente-coronel. “E como era esperado, a vítima encontrava-se em um trecho em que era impossível o pouso da aeronave”, explicou.
“Então, conseguimos voar a baixa altura próximo a trilha, um dos tripulantes se pendurou no esqui do helicóptero, saltou e foi até a vítima. Lá ele coordenou a aproximação de todos que iriam carregar a vítima com ele até a porta da aeronave. A vítima foi entregue a um dos tripulantes a bordo”, acrescentou o tenente-coronel Fernando Argollo.
A vítima sofreu uma entorse no tornozelo e foi feito o contato com a regulação do Samu, que direcionou para o Aeroclube. A vítima foi entregue a uma ambulância do Samu.
por João Paulo Schneider
Com informações da SSP